A internet mudou profundamente a maneira como marcas e empresas interagem com seus clientes. Hoje, criar estratégias adaptadas a essas novas formas de interação é fundamental, e é aí que entra o marketing de conteúdo!

Mas sabemos que o processo não é tão simples. Os conceitos não são sempre claros e fáceis de compreender. Por isso, preparamos este post para você. Vamos explicar como o marketing de conteúdo pode ajudar a aumentar a visibilidade e a construir a autoridade da sua empresa. Confira!

Conceito: século XXI, a era do conteúdo

marketing de conteúdo é o reinoComo abordamos brevemente na introdução, a maneira como as pessoas usam a internet transformou as dinâmicas de interação entre clientes e empresas.

As relações imediatistas intermediadas pela web fazem com que seja cada vez mais difícil prender a atenção de uma pessoa online. Já não basta oferecer um produto ou um serviço de maneira indiscriminada, afinal, um anúncio inapropriado pode até mesmo afastar um possível consumidor da sua marca.

Para obter sucesso em uma conversão, é preciso oferecer conteúdo relevante e de qualidade, que crie uma relação positiva, baseada em mais do que compra e venda. Assim, sua empresa pode ser reconhecida como aliada na solução de problemas, e não simplesmente como uma vendedora.

Nesse sentido, o papel das estratégias de inbound marketing e marketing de conteúdo é o de encontrar as formas adequadas de realizar a aproximação e fazer com que o cliente, de maneira autônoma, percorra o caminho que o levará até a conversão.

Ação: marketing de conteúdo e inbound marketing

Marketing de conteúdo é um conceito anterior à era da internet, mas sua aplicação ainda é a mesma. Basicamente, ele consiste na criação de conteúdo relevante para entreter, informar e educar um potencial ou atual cliente.

Sua finalidade é facilitar uma interação positiva, na qual a marca ou empresa vai além do papel de mera vendedora ou prestadora de serviços, gerando visibilidade e autoridade e, dessa forma, auxiliando no processo de compra como um todo, desde a percepção do problema, passando pela consideração de soluções até a decisão final de compra.

Já o inbound marketing trabalha com estratégias para que o consumidor chegue ao conteúdo de modo voluntário. Para isso, são utilizadas ações como e-mail marketing e campanhas direcionadas em redes sociais, por exemplo.

Ou seja, por meio do inbound marketing, o cliente procura a empresa já sabendo os problemas que deseja solucionar, não o contrário, e o marketing de conteúdo atua como a matéria-prima para construir as relações de inbound.

Para planejar essas ações, é fundamental conhecer o perfil do consumidor. Informações como comportamento online, preferências, hábitos de compra, idade, sexo e localização são muito valiosas. Tenha em mente que se informar acerca do seu público e conhecer como ele pensa é o primeiro passo para realizar um planejamento de marketing de sucesso!

Aplicação: usos do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo atua em várias frentes. Dependendo dos objetivos e das metas traçadas no planejamento, ele ajudará colocando seu site nas primeiras páginas do Google e oportunizando a criação de relações positivas, o engajamento com a marca e a geração de leads.

marketing de conteúdo é o reino

Uma coisa é certa: grandes empresas que ainda não investem nessa estratégia estão ficando para trás. E uma grande vantagem é que manter uma presença online planejada para o perfil da sua empresa terá um custo baixíssimo em comparação aos resultados proporcionados.

A pesquisa Content Trends 2017, sobre tendências do marketing de conteúdo, aponta que empresas que apostam nessa ferramenta de visibilidade recebem 2,2 vezes mais visitas e geram 3,2 vezes mais leads. Portanto, o investimento em marketing de conteúdo é perfeitamente justificável, tendo em vista a impulsão que ele pode gerar para o reconhecimento das marcas e a atração de clientes.

Agora, se você precisa tirar alguma dúvida sobre o que pode ser mais adequado para sua empresa, ou deseja contar com um parceiro que cuide da presença online do seu negócio, entre em contato com a Conexão Agência e conheça nossas soluções em marketing de conteúdo!


Gutemberg Fernandes
Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

Conexão Agência Digital

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