Como planejar um blog: Veja 6 dicas fundamentais

Como planejar um blog: Veja 6 dicas fundamentais

Com a propagação da importância do Marketing de Conteúdo para o bom funcionamento de uma estratégia de marketing digital, ter um blog corporativo tornou-se quase que uma obrigação para muitas empresas e aqui vamos dar algumas dicas sobre como planejar um blog.

É fato que um blog bem construído torna-se a médio / longo prazo, um grande ativo para a empresa. Através da publicação de conteúdo útil e relevante para o seu público alvo, o blog ganha autoridade perante o google, ficando cada vez melhor rankeado, gerando tráfego gratuito e qualificado.

Entretanto, antes de construir o blog em si, é preciso – aliás, como em tudo na internet – planejar de maneira criteriosa as ações a serem tomadas. Fazer um bom planejamento de palavras chave relacionadas ao seu negócio, criar uma arquitetura de categorias que seja funcional, são apenas algumas de um conjunto grande de ações que farão com que o blog da sua empresa lhe traga resultados efetivos.

Mas então fica a pergunta:

Como planejar um Blog?

Abaixo, elencamos 4 dicas fundamentais para que o blog da sua empresa comece da forma correta, vamos a elas:

  1. Criar um blog no domínio da empresa
  2. Definir persona
  3. Estudar 0 comportamento de busca das pessoas que compõem o seu ramo de negócio
  4. Criação de conteúdo relevante para o seu público alvo
  5. Construção da audiência (tráfego) para o Blog
  6. Criar uma calendário de post e definição de conteúdo

Criar um blog no domínio da empresa

Aqui você tem duas opções: criar o blog em uma sub pasta (www.suaempresa.com.br/blog) ou em um subdomínio (blog.suaempresa.com.br).

Fazendo desta maneira você fortalecerá seu domínio quando aseu blog receber um link de um outro site, fazendo com que seu site de modo geral ganhe mais credibilidade diante do Google.

Definir persona

Já falamos aqui no Blog sobre a importância de conhecer seu público alvo. Escrever aleatoriamente sem conhecer a persona de seu negócio não lhe trará resultados, será na verdade uma perda de tempo.

Baixe Aqui o nosso guia definitivo para criação de personas, poderá te ajudar muito nesta fase.

Estudar o comportamento de busca do seu público alvo

É de fundamental importância estudar o comportamento de busca das palavras chave relacionadas ao seu ramo de negócio. Nem sempre uma palavra chave com muitas buscas por mês é significado de bons resultados. Aqui é o momento de fazer um filtro nas palavras chaves relacionadas ao ramo de negócio de sua empresa e apostar somente naquelas cujo comportamento de busca seja ascendente. Veja abaixo um vídeo onde explico exatamente sobre isso.

Conteúdo relevante

O conteúdo gerado DEVE SER REALMENTE RELEVANTE, ele deve ser INFORMATIVO E ÚTIL para sua audiência. Nada de blá blá. Gere algo de valor.

Gerando tráfego para o Blog

Existem várias maneiras de gerar tráfego para o seu Blog. Lembre-se de uma coisa fundamental: O tráfego do seu Blog deve ser QUALIFICADO, ou seja, você deverá atrair as pessoas que estão querendo ouvir o que você tem a dizer. Não queira “atirar para todos os lados”. Segmente seu público e o atraia de diversas maneiras. Eis as mais comuns:

Otimização de conteúdo para o Google (SEO) – Utilize as palavras chave de cauda longa, aquelas que tem menor volume de pesquisa porém a taxa de conversão é maior. Elas são mais específicas e respondem diretamente a uma dúvida do seu público alvo.

Facebook Ads – Ter uma fan page é fundamental para sua estratégia. Muito do tráfego de seu blog virá do Facebook. Veja abaixo como segmentar seus anúncios no Facebook para o seu público alvo.

Fóruns de discussão – É muito importante você participar de fóruns de discussão relacionados ao tema de seu Blog. De repente alguém do fórum pode ter uma dúvida cuja a resposta está no seu blog. Daí uma ótima oportunidade de você colocar o link da resposta a dúvida para geração de tráfego.

Criar calendário de posts e processo de produção de conteúdo

Veja o nosso guia de planejamento de conteúdo.

É preciso ter consciência de que o blog é uma atividade contínua e fazer sua gestão também é um aprendizado essencial. Por isso, é recomendável criar um calendário de posts para orientar o seu processo de produção. Isso
vai evitar que você se perca entre uma atualização e outra e ajudará a manter a frequência de atualização.

Se a sua empresa tem vários colaboradores aptos a escrever para o blog, melhor. Quanto mais especialistas, maior a chance de a empresa cobrir com mais propriedade as diversas particularidades de conhecimento do negócio. Ter mais gente colaborando também é vantajoso porque não deixa ninguém sobrecarregado.

No entanto, é importante definir uma pessoa como editor(a) do blog. Ela deve ter uma boa visão da estratégia
geral do Marketing para garantir um alinhamento dos posts com as diretrizes da empresa, além de bom português para revisar os textos dos outros autores. A principal função do editor é estar atento e garantir que o calendário de publicações seja seguido.

Agora que você descobriu como planejar um blog, vamos colocar em prática.

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Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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