Como o Whatsapp Business pode ajudar na suas vendas?

Como o Whatsapp Business pode ajudar na suas vendas?

A situação se tornou comum no mundo dos negócios: clientes e empresários interagem cada vez mais por meio de aplicativos de mensagens. Usar para relacionar-se com consumidores, tirar dúvidas e vender é uma realidade que veio para ficar. Para facilitar a vida dessas pessoas, o Facebook anunciou em janeiro deste ano o WhatsApp Business.

Criado em 2009 e adquirido pelo empreendedor Mark Zuckerberg, em 2014, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo. Ele conta com 1,3 bilhão de usuários e, no Brasil, estima-se que mais de 120 milhões o utilizem diariamente. Essa audiência confere uma força praticamente única a ele e consolida uma das principais tendências do marketing digital para 2018: o messaging marketing.

Ciente do crescimento e das possibilidades de negócios que abriu, em janeiro deste ano, em postagem no seu blog oficial, foi anunciado o WhatsApp Business. Ele é gratuito e pretende ser a ferramenta oficial de quem faz negócios utilizando o smartphone.

Para justificá-lo, o anúncio citou o dado de que 80% das pequenas empresas na Índia e no Brasil informaram que o WhatsApp os ajuda na comunicação com o cliente e no crescimento do negócio. Mas como essa nova funcionalidade vai funcionar? E como ela pode efetivamente ajudar pequenas empresas?

Se você ficou com essa dúvida, você está no lugar certo. Este artigo vai trazer todos os detalhes para você começar a usar o WhatsApp Business hoje mesmo!

O que é WhatsApp Business?

O WhatsApp Business nada mais é do que a versão para negócios do famoso aplicativo de mensagens. Ele foi criado para resolver basicamente três demandas:

  • como uma pessoa comum pode diferenciar um perfil do WhatsApp pessoal de um comercial?
  • quais as necessidades específicas de uso de cada um?
  • como melhorar a experiência de uso de cada parte nesse processo?

Em resumo, a ideia é tornar mais segura a comunicação entre empresários e clientes, além de fornecer ferramentas para ajudar nesse relacionamento.

Para usá-lo, é preciso baixar um novo aplicativo, atualmente disponível apenas para Android. Ele precisa ser vinculado a um número que não esteja conectado a uma conta do WhatsApp. Pode ser usado, inclusive, com uma linha fixa.

Essa primeira versão do aplicativo é voltada para pequenas e médias empresas. Atualmente, está sendo testado um modelo enterprise, focado em ajudar organizações de grande porte a estreitar os laços com seus clientes.

Quais as novas funcionalidades?

O perfil de negócios do aplicativo de mensagens traz uma série de novidades para o empreendedor. A principal delas é a possibilidade de programar respostas automáticas para perguntas frequentes de clientes, de organizar seus contatos comerciais e fornecer dados sobre eles.

Outro benefício do uso é a possibilidade de se ter instalado, no mesmo aparelho, dois aplicativos de mensagens. Um pessoal e outro de negócios. Isso vai facilitar a vida de quem utiliza o número pessoal para a pequena empresa e acaba tendo problemas na hora de organizar as conversas.

Em breve, haverá a possibilidade de verificar contas por meio do aplicativo, o que vai garantir maior segurança no contato. Outra função que está sendo estudada é a de possibilitar pagamentos por meio do WhatsApp Business, o que dará maior eficiência ao contato entre empresas e clientes.

Como o WhatsApp Business pode ajudar a sua empresa?

Se você já usa o aplicativo para o seu negócio, deve estar pensando como o WhatsApp Business vai ajudar em suas vendas, não é isso? A resposta é que ele vai ser útil no crescimento da sua empresa por meio dos quatro benefícios abaixo:

  • melhorar o branding da marca;
  • fornecer dados preciosos sobre as interações com os clientes;
  • automatizar tarefas;
  • organizar conversas por grupos distintos.

Juntos, eles vão conseguir passar um maior profissionalismo para a sua base de consumidores e vão automatizar tarefas repetitivas, economizando tempo, além de fornecer dados mais precisos de como anda sua interação com eles. Veja abaixo como cada um dos pontos pode ajudar.

Branding

Ela parte de uma premissa básica: lidar com uma conta de negócios em vez de uma conta pessoal melhora a credibilidade e profissionalismo da sua marca. Afinal, a interação entre um fornecedor de produtos e serviços e um consumidor é diferente de uma troca de mensagens entre duas pessoas.

Outra vantagem aqui é que é possível manter duas contas de WhatsApp no mesmo celular. Uma pessoal, que você poderá usar para as suas conversas e interações do dia a dia, e outra voltada exclusivamente para a empresa.

Análise de dados

O segundo é essencial para quem quer ter uma visão mais ampla sobre a interação com consumidores. O WhatsApp Business vai fornecer dados sobre as conversas que seu negócio mantém com seus clientes. A funcionalidade fornece insights que podem ajudar a melhorar a forma como você lida com eles e, assim, vender mais e melhor.

Automatização de tarefas

Já ouviu falar da frase “tempo é dinheiro”? Ao possibilitar que você automatize respostas a perguntas frequentes, por meio de uma função de chatbot, ele vai economizar seu tempo. Uma das principais funções é que ele possui um calendário que você pode marcar, inclusive, os dias que não está disponível e deixar uma mensagem para quem entrar em contato com você.

Organizar interações

A outra forma com que ele vai ajudá-lo nas vendas é por meio da organização. A versão para negócios do principal aplicativo de mensagens do planeta permite organizar conversas em etiquetas e, a partir delas, será possível criar uma conversa específica.

Um exemplo de uso pode ser separar consumidores de potenciais clientes e enviar mensagens personalizadas para cada grupo. Isso pode auxiliar tanto na hora de fechar novos negócios, como em reter clientes da sua base.

A versão para negócios do WhatsApp veio para ficar. Além das funcionalidades citadas, a empresa pretende lançar novidades ao longo do ano, que vão melhorar ainda mais a interação entre pequenos e médios negócios com os seus clientes.

Agora que você já sabe tudo sobre uma das maiores novidades de marketing digital deste ano, está pronto para começar a usar o WhatsApp Business? Se sim, ajude a espalhar conhecimento! Compartilhe este texto nas redes sociais e faça com que cada vez mais pessoas saibam sobre esta nova função.

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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