Como montar uma Landing Page?
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Como montar uma Landing Page?

Fala, galera! Beleza? Com certeza você já se deparou com uma Landing Page enquanto navegava por um site. Mas, sabe como montar uma Landing Page?

Conhece o conceito, objetivos, benefícios e o que deve prestar atenção ao criar a sua?

Separei essas e outras questões sobre o assunto nas próximas linhas pra você ficar por dentro do tema e poder começar a apostar nessa tendência. Vem comigo!

O que é uma Landing Page?

Para começar, preciso te explicar o que é uma Landing Page. Essas são páginas na web que têm um objetivo principal: gerar leads!

Dessa forma, elas podem estar inseridas dentro do seu site ou podem funcionar “sozinhas”, como uma página de captura e conversão.

Nesse caso, elas podem ser produzidas em ferramentas de automação de marketing. Então, você poderá criá-las e acompanhar os resultados direto pela plataforma que escolher.

Geralmente, incluem uma Call to Action (CTA) bem clara, como “receba o material”, “baixe já” ou “assine agora”.

Da mesma maneira, elas têm um design mais simples, um formulário para cadastro e oferecem um conteúdo rico, de muito valor. Assim, elas também evitam distrações e ampliam as chances de conversão!

Ninguém vai te oferecer dados de contato sem ganhar algo muito bom em troca.

Porém, como montar uma Landing Page não envolve apenas oferecer algo, é preciso ter uma série de cuidados. Você saberá mais sobre eles na sequência.

Qual a importância de ter uma Landing Page?

Com certeza já ficou claro que ter uma Landing Page é fundamental para capturar leads e levá-los à conversão. Ou seja, para aumentar suas vendas.

Porém, ela também tem outros benefícios para uma empresa, como:

  • Ampliam a visibilidade;
  • Geram autoridade;
  • Fornecem informações sobre o comportamento e preferências do público-alvo;
  • Iniciam um relacionamento mais assertivo com a marca;
  • Permitem ao time de vendas segmentar os leads e criar estratégias que levem à conversão;
  • Reduzem o Custo de Aquisição de Cliente (CAC).

Quais são os cuidados em como montar uma Landing Page?

Bom, como falei, não basta apenas saber como montar uma Landing Page.

Afinal, deve-se ter atenção especial a estratégia que será usada e os objetivos da página.

Não se esqueça de que ela precisa atingir as pessoas certas para que, de fato, esses cadastros se tornem vendas futuras.

Portanto, ela precisa gerar em quem acessa o sentimento de: “quero mais”. Para que se inicie o contato, se siga pelo funil e se chegue ao fechamento.

Lembre-se que essa é uma ação que deve estar inserida dentro da sua estratégia de Marketing Digital e não ser algo isolado.

Por isso, também é válido você ter mais de uma versão dela, por exemplo. Então, poderá fazer testes A/B e checar qual é o design ou material que está gerando mais conversão.

O objetivo não pode ser apenas atrair muitas pessoas e conquistar muitos contatos. Mas, sim fazer isso com clientes em potencial!

Inclusive, a Landing Page pode ser usada para ofertas por tempo limitado e outras ações de venda. É preciso pensar estrategicamente nela e no que será ofertado.

Entre as opções de materiais ricos que você pode oferecer estão e-books, planilhas, infográficos, degustações e muito mais.

Além do cuidado com a estratégia em como montar uma Landing Page e com o material, se for escolher uma plataforma de automação, fique atento se ela oferece:

  • Fácil edição;
  • Opções variadas de templates/designs;
  • Inteligência para que ela seja visível apenas por quem ainda não visitou a página;
  • Integração com redes sociais, para que ele possa enviar os dados por elas ou compartilhar seu link;
  • Otimização para os buscadores (SEO);
  • Relatórios com estatísticas para que você possa acompanhar resultados;
  • Ser uma Landing Page segura, ou seja, ter HTTPS. Inclusive, esse é um cuidado fundamental para aumentar a aceitação no Google;
  • Ter responsividade, funcionando bem em desktops e mobile.

Como montar uma Landing Page?

Por fim, agora você já sabe o conceito, a importância e os cuidados que deve ter em como montar uma Landing Page.

Então, vou listar aqui quais são os elementos que você deve priorizar ao criar a sua:

  • Ter um material rico que realmente resolva o problema de quem for se cadastrar;
  • Possuir um título atrativo com palavras-chave que deixem claro o objetivo do que está sendo ofertado;
  • Contar com uma descrição bem feita que indique o que o material ou a oferta tem que ajudará a pessoa. Mas, atenção: ela deve ser objetiva;
  • Incluir um formulário, deixando claro que o preenchimento é gratuito. Inclua itens como nome, telefone e e-mail. Também é válido fazê-lo mais completo, com profissão, área de atuação e cidade, por exemplo;
  • Apresentar uma CTA chamativa, inclusive visualmente, até para que a pessoa saiba o botão que deve apertar para finalizar o cadastro ou solicitar o conteúdo;
  • Dispor de elementos visuais atrativos que ajudam quem visita a Landing Page a entender o que deve fazer. Eles devem guiar a pessoa.

Lembre-se de trabalhar bem o SEO, as palavras-chave e o visual. Assim, ampliará a conversão.

Ficou alguma dúvida ou precisa de ajuda? Me chama pra gente conversar. Aproveita que já está por aqui e segue nossas redes sociais pra acompanhar outras dicas. Valeu?

Até a próxima!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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