Como funciona uma boa geração de leads pelo Funil de Vendas?

Como funciona uma boa geração de leads pelo Funil de Vendas?

As empresas que não utilizam o funil de vendas podem ter uma baixa aquisição de leads e, com isso, deixar de gerar muitas oportunidades de negócios.

Isso porque essa é uma ferramenta que potencializa a conversão de prospects em clientes ao longo da jornada de compra.

Exatamente por isso, neste artigo falaremos sobre as etapas do funil de vendas e como cada uma delas pode melhorar o seu negócio.

Curioso? Então, siga com a leitura!

Afinal, o que é o funil de vendas?

etapas-funil-de-vendaGrosso modo, o funil de vendas (ou pipeline) é um conjunto de etapas utilizadas para direcionar e dar suporte à jornada de compras do cliente.

Um funil eficiente facilita a tomada de decisões relacionadas à estrutura de geração de leads e o planejamento da empresa.

A seguir, mostraremos as 3 partes do funil de vendas.

Topo do funil

Nesse estágio, o cliente ainda não sabe que tem um problema. Ou seja, ele ainda não busca uma solução (produto ou serviço). Por isso, essa fase também é conhecida como a parte da consciência.

Aqui, é importante aumentar o tráfego para gerar leads. Além disso, é preciso fazer com que o prospect descubra que tem uma necessidade e se interesse pela sua empresa para avançar para o meio do funil.

Meio do Funil

A segunda parte do funil contém os leads que já descobriram que tem um problema e agora buscam uma solução.

No entanto, ainda não está claro para essas pessoas se devem ou não adquirir um produto ou serviço. Por isso, elas fazem buscas mais aprofundadas sobre as empresas para encontrar a melhor opção. Ao se decidir, o lead avança para o fundo do funil.

Fundo do funil

O último estágio do funil é onde o lead qualificado faz uma avaliação sobre o produto ou serviço da sua empresa. Para isso, ele faz comparações com os concorrentes e escolhe a melhor alternativa.

Ao final, ocorre a compra. E, dessa maneira, o lead é convertido em cliente.

Como aumentar o volume de negócios por meio dessa técnica?

De fato, o funil de vendas possibilita que você compreenda as chances que cada negócio tem de ser fechado. Assim, basta analisar o status da venda para aplicar estratégias que possibilitem a efetivação da compra.

Além disso, será mais fácil identificar se os clientes potenciais carecem de novas demandas para, então, otimizar os seus produtos ou serviços.

Como otimizar a conversão?

Para otimizar a conversão, é preciso entender onde se encontra o público-alvo. Assim, analise de onde vem o maior volume de tráfego — redes sociais, mídia paga, pesquisas no Google etc — e quais páginas são acessados a partir de cada um desses meios.

Essa compreensão permite criar estratégias para otimizar a taxa de conversão de canal. Além disso, você pode:

  • otimizar os pontos de contato que o lead tem com a empresa;
  • fazer testes A/B;
  • utilizar ferramentas de automação de marketing;
  • qualificar os leads antes de entregar para o time de vendas;
  • gerar conteúdos atrativos e relevantes para atrair visitantes.

Enfim, para que a conversão ocorra de maneira eficiente, é preciso que você tome uma série de ações que direcionam o avanço do cliente para a próxima etapa.

Por que a avaliação dos resultados é importante?

Sem dúvidas, a medição dos resultados é fundamental em todos os estágios para garantir uma boa captação e conversão de leads pelo funil de vendas.

Quando algo está errado, é preciso rever os processos para identificar o que ocasiona os baixos índices. E, assim, redefini-los para ficarem alinhados ao objetivo da estratégia de marketing.

Como vimos, ao utilizar o funil de vendas de maneira eficiente, não há dúvidas de que a sua empresa conseguirá mais leads e oportunidades de negócios!

Gostou deste artigo? Entendeu como funciona uma boa geração de leads pelo funil de vendas? Então comente aqui no post o que você tem feito para aumentar as suas conversões!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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