Por que e como fazer um webinar?

Por que e como fazer um webinar?

Fala, galera! Tudo bem? Hoje vim aqui falar sobre como fazer um webinar. Afinal, essa é uma estratégia de baixo custo e que ajuda (e muito) a aumentar a visibilidade no mercado.

Inclusive, esse é um recurso tão versátil que tudo o que você precisa é de uma plataforma de videoconferência, uma boa conexão com a internet e um bom conteúdo.

Abaixo, te apresento o que é um webinar, a importância dele e te passo algumas dicas para fazer o seu. Vamos nessa?

O que é um webinar?

Em primeiro lugar, antes de aprender como fazer um webinar é preciso saber o que é essa estratégia.

Então, pode-se explicar esse conceito como: uma conferência ou palestra online.

Geralmente, seu objetivo é educar um determinado público ou apresentar uma oferta, serviço ou algum diferencial.

Assim, o webinário pode ser tanto comercial quanto informativo, atraindo pessoas distintas para a interação com a sua marca.

Além disso, é uma boa ferramenta para falar com quem já está no fundo do funil de vendas.

Por exemplo, um profissional que quer promover um curso online pode fazer um webinário como uma prévia do curso. Ao final, ele pode citar o curso e convidar para as inscrições, gerando mais conversão.

Dessa forma, entre as vantagens de saber como fazer um webinar estão:

  • Atrai pessoas que preferem assistir vídeos a ler um texto, ampliando o alcance do seu negócio;
  • Gera mais tráfego para o seu site;
  • Chama atenção de um público mais qualificado;
  • Aumenta as interações e o engajamento com seu site, blog e redes sociais, por exemplo;
  • Ajuda na captação de leads;
  • Amplia a conexão da sua marca com os seguidores, ajudando também no relacionamento com possíveis clientes;
  • Reforça sua autoridade e conhecimento no mercado;
  • Contribui para a condução de leads pelo funil de vendas, entre outros.

Como fazer um webinar?

Depois, se você realmente quer montar uma videoconferência de sucesso é fundamental seguir alguns cuidados. Principalmente, quanto ao planejamento.

Dessa forma, os passos básicos para você saber como fazer um webinar incluem:

  • Definir um tema que tenha sinergia com o seu público-alvo;
  • Estabelecer qual será o objetivo do webinário;
  • Escolher a data e o horário em que ele será realizado. Lembre-se que segunda e sexta não são bons dias para isso;
  • Decidir qual plataforma será utilizada, lembre-se que ela deve ser adequada para receber o número de inscritos e rodar bem seus materiais;
  • Criar um roteiro que guiará a apresentação;
  • Preparar os conteúdos e materiais que serão veiculados, como slides, vídeos e infográficos, por exemplo. Faça isso com antecedência;
  • Revisar o conteúdo criado, ajustá-lo e deixar tudo pronto para o evento;
  • Convidar pessoas para participar;
  • Verificar se é válido ter parceiros ou influenciadores participando;
  • Elaborar um formulário e página de cadastro.

Que ferramentas usar em como fazer um webinar?

Bom, como você já viu, saber como fazer um webinar também tem relação com conhecer as plataformas e recursos que você pode usar.

Tanto para a divulgação quanto para a realização em si da videoconferência.

Assim, separei abaixo algumas estratégias e ferramentas que podem te ajudar nesses dois momentos. Confira!

Divulgação

  • Crie uma Landing Page;
  • Envie e-mails para os seus contatos;
  • Faça posts nas suas redes sociais;
  • Elabore um banner no seu site;
  • Invista nos anúncios patrocinados;
  • Estimular seus parceiros, caso tenha, a divulgarem nos seus canais o evento;
  • Inclua diferentes Call to Action (CTA) nos seus blog posts;
  • Escreva artigos sobre o tema para atrair mais interessados.

Realização do webinário

Inclusive, essas duas últimas são ferramentas mais robustas e profissionais para a realização desse tipo de evento.

Além dos cuidados acima em como fazer um webinar, não se esqueça de que é fundamental você fazer um teste antes do dia da conferência.

Assim, na semana do evento, revise seus slides ou roteiro e teste a plataforma de transmissão.

Além disso, no dia do evento, verifique sua conexão, mande um lembrete para os inscritos via e-mail e avalie o funcionamento do microfone, câmera e áudio do PC que for usar.

Da mesma forma, após o webinar, avalie os resultados e feedbacks e use-os para melhorar a sua próxima palestra online.

Vale a pena, por exemplo, enviar um e-mail para os participantes perguntando a opinião deles.

Entre os pontos que você pode avaliar o sucesso do projeto está a taxa de comparecimento, as interações e o tempo de visualização.

Também é válido disponibilizar no seu canal de YouTube ou redes sociais um link do webinário para quem não assistiu.

Assim como, trechos do vídeo podem ser usados para divulgar seu trabalho em outros canais digitais.

É isso, galera! Então, se ficou alguma estou à disposição, é só me chamar, beleza? Até a próxima e siga acompanhando nosso blog!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

Deixe uma resposta