Como divulgar um blog post e adaptá-lo para diferentes formatos?

Como divulgar um blog post e adaptá-lo para diferentes formatos?

Uma estratégia de marketing precisa saber como usar os seus recursos da maneira mais eficiente para melhorar cada vez mais os resultados. Isso significa não só criar um material que seja de interesse do público-alvo como também descobrir como reaproveitá-lo de diversos novos modos. Que tal transformar o seu blog post em outro tipo de conteúdo?

Além disso, a sua empresa tem que saber como utilizar os recursos que possui à disposição para divulgar os seus serviços e fortalecer o próprio nome no mercado. De nada adianta dedicar tempo e energia na criação de um material relevante para o público-alvo se ele não consegue encontrá-lo. Você precisa dos meios adequados para compartilhar o seu conteúdo.

É necessário implementar um esforço duplo: reaproveitar o seu material de diversas maneiras e utilizar os canais certos para espalhar o conteúdo e conquistar mais público. Podem parecer tarefas complicadas, mas não se preocupe: a seguir, estão destacadas as melhores formas de fazer tudo isso corretamente.

Como divulgar corretamente um blog post?

A criação de conteúdo em um blog precisa da divulgação certa para trazer os resultados que você está esperando. O meio digital conta com uma série de mecanismos que facilitam esse trabalho, então você deve aproveitá-los para contar com um impulso na audiência das suas publicações.

Você não precisa se limitar a apenas um deles. Cada canal de marketing pode proporcionar vantagens individuais, mas também é capaz de ser integrado ao restante para melhorar ainda mais os seus resultados.

Veja a seguir as principais formas de divulgar um blog post da sua empresa:

Redes sociais

Plataformas como Facebook, Twitter, LinkedIn, entre outras, oferecem mecanismos bastante eficazes para divulgar o seu conteúdo. Basta construir uma boa audiência nesses espaços e implementar um calendário de publicações que prioriza a divulgação dos materiais.

Antes de começar, porém, certifique-se de levar em conta o perfil do seu público-alvo e quais redes sociais ele costuma usar. Somente faz sentido estar presente onde a sua audiência já está.

E-mail marketing

Possui uma boa base de contatos de pessoas interessadas na sua empresa? Então aproveite esse recurso para disparar e-mails focados em distribuir seu conteúdo. Vale a pena montar uma estrutura de newsletter focada em divulgar as suas últimas novidades, já que possibilita atingir uma alta quantidade de pessoas com uma taxa de sucesso até maior do que outros canais de marketing.

Você pode destacar mais de um blog post e usar uma redação persuasiva para atrair a atenção do público.

Anúncios pagos

Obtenha um impulso extra para chamar a atenção da sua audiência quando você publica um novo blog post. O uso de anúncios pagos na internet é uma ótima forma de impactar os perfis certos de pessoas que teriam maior identificação com a sua empresa e os seus objetivos. É possível criar posts patrocinados nas principais redes sociais e inserir anúncios na página de resultados do Google. Estude as possibilidades e faça um teste para comprovar a eficácia dessa ideia.

Compartilhamentos de leitores

Você não precisa ter toda a responsabilidade de divulgar um blog post após a publicação dele. É possível contar com a ajuda dos seus visitantes para isso, bastando convencê-los do valor de compartilhar o conteúdo e tornar esse processo mais conveniente. Por exemplo, você pode inserir botões de share na página para facilitar a distribuição das publicações nos canais preferidos pelos leitores.

Links relacionados

Os seus próprios posts de blog podem servir como meio de divulgação para o seu conteúdo. Primeiramente, implemente um sistema de artigos relacionados para que os seus leitores sempre tenham sugestões para continuarem a navegar pelos materiais. Depois, crie links internos em seus artigos para termos relevantes, ajudando a sua audiência a saber mais sobre determinados assuntos e a passar mais tempo em seu site.

Como adaptar um blog post para outros formatos?

A vida útil de uma publicação não precisa se limitar apenas ao seu blog, já que ela pode ser transformada em outros tipos de conteúdo e impactar uma audiência ainda maior. Trata-se de uma forma de tirar ainda mais valor do esforço envolvido na criação desse post ao mesmo tempo em que proporciona mais oportunidades para o público descobrir a sua empresa.

Pense em um blog post como se fosse uma matéria-prima. Com o processo de fabricação adequado, pode se transformar em algo diferente que consegue impactar uma fatia mais específica do seu público ou se adaptar a canais de marketing distintos. Se você deseja aumentar sua visibilidade, precisa contar com esses métodos.

Confira a seguir algumas formas de adaptar o seu blog post para diferentes formatos:

E-mail marketing

Em vez de enviar links para o seu blog post, que tal passar todos os materiais por meio desse canal de marketing? É uma maneira mais conveniente para o seu público-alvo conferir as suas informações, além de permitir que você conte com as vantagens características do e-mail marketing. Uma delas é a segmentação de público, que consiste em selecionar o melhor conteúdo para disparar para fatias da audiência separadas por interesse.

Vídeos

Um texto de um blog post pode virar um vídeo, basta saber como aproveitar as suas informações usando o formato audiovisual. Você pode contar com a ajuda de efeitos visuais para tornar o seu material mais fácil e intuitivo de ser consumido. O vídeo permite transmitir conhecimento de maneira eficaz, adaptando-se a diversos temas e tornando-os mais fáceis de serem transmitidos e absorvidos pela audiência.

Posts em redes sociais

Para as pessoas que passam boa parte do tempo navegando pelas redes sociais, você pode adaptar um blog post para que possa ser consumido diretamente por meio dessas plataformas. É necessário considerar a densidade de informações e de que formas seria possível transmitir os pontos mais importantes do seu conteúdo por meio de uma foto ou vídeo. Aproveite também o campo de texto para complementar as suas informações.

Infográficos

Se as informações do seu blog post podem ser traduzidas de forma visual, vale a pena experimentar o formato de infográfico. Além de serem meios eficazes de tornar certos conceitos mais fáceis de serem compreendidos, também podem ser facilmente publicados e compartilhados em diversos canais de divulgação na internet. Ou seja, você pode postar o infográfico nas redes sociais, enviá-los por e-mail e até inseri-los em seu próprio blog.

O seu blog post precisa dos meios adequados para atingir o público certo e trazer sucesso para você. Isso significa saber como divulgá-lo e utilizá-lo a favor da sua marca. Conheça bem os canais de marketing que levem mais sucesso à sua empresa e têm identificação com o seu público-alvo.

Acompanhe os seus resultados para ter certeza de que está no caminho certo e encontrar novas oportunidades de melhoria. Por fim, nunca deixe de se atualizar em relação a novas tendências dessa área, que se transforma com alta frequência e intensidade.

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Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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