Como definir um plano de marketing digital para o meu negócio?

Como definir um plano de marketing digital para o meu negócio?

Fala, galera! Gutemberg aqui! Hoje, para falar sobre plano de marketing digital. 

Muitas pessoas me perguntam como fazer para definir esse planejamento, o que é importante e como saber se está funcionando.

Então, vou falar um pouco sobre tudo isso, começando pelas métricas que devem guiar seu pensamento na criação. E, claro, na avaliação da performance.

Dentro do marketing digital e do mundo das vendas, não existe resultado sem acompanhamento de dados. 

Por isso, vou listar aqui algumas informações importantes que você deve acompanhar para o negócio e as ações online:
  • Aumento do engajamento;
  • Taxa de Conversão;
  • Conversão do Funil de Vendas;
  • Visitas no site;
  • Visitas no site;
  • Custo por Lead (CPL);
  • Ticket Médio;
  • Custo por Aquisição de Cliente (CAC);
  • Volume total de vendas;
  • Retorno sobre Investimento (ROI), entre outros.

Inclusive, é bom que você saiba que muitas métricas podem ser incluídas nessa lista. Tudo dependerá do seu objetivo no plano de marketing digital. 

Números das vendas online no Brasil: importante para definir seu plano de marketing digital

Bom, agora que já falei das métricas e você tem uma noção que não dá pra montar um bom planejamento no “achismo”, vou te mostrar alguns números de mercado.

Assim, eles reforçam a importância de ter cuidado na hora de bolar suas estratégias:

  • De acordo com a NZN Intelligence, 74% dos brasileiros já preferem comprar online. Ou seja, é uma excelente oportunidade para a sua loja montar um e-commerce, por exemplo, ou investir na venda por apps;
  • Já segundo o levantamento Thinkwithgoogle de 2018, 63% dos entrevistados começam sua jornada de compras online. Geralmente, pesquisando produtos, informações e serviços em diferentes plataformas, antes de tomar a decisão;
  • Então, conforme divulgado pela Episerver, 62% dos consumidores fazem compras na web todos os meses

O que eu quero dizer com essas estatísticas é: a internet é uma realidade e um mundo de oportunidades. É ali que boa parte das negociações começa e termina.

Além disso, é preciso que você considere esses dados na elaboração do seu plano de marketing digital. 

Afinal, conhecer o mercado, o comportamento do consumidor e o perfil do seu público são essenciais para que as ações funcionem.

Como montar seu planejamento

Embora você já tenha entendido que é preciso ter um bom conhecimento do nicho, persona e do negócio, outros pontos são importantes para montar o plano de marketing digital. 

Inclusive, você pode fazer vários planejamentos, de acordo com objetivos distintos. Para isso, é necessário seguir o seguinte passo a passo:

  • Traçar as metas e objetivos dentro de um período;
  • Estipular ações que vão levar a esses goals;
  • Enumerar o que pretende conquistar, como um determinado número de Leads ou fechamentos, por exemplo;
  • Descrever o público, perfil, comportamento, jornada de compras e a realidade da empresa no mercado;
  • Mapear os investimentos necessários;
  • Colocar em prática;
  • Avaliar e agregar informação para o próximo ciclo. 

Estratégias que funcionam para qualquer negócio dentro do plano de marketing digital

Agora, você já sabe montar e entendeu o que precisa de informações. Então, é hora de conhecer algumas estratégias do plano de marketing que funcionam para qualquer negócio. 

Google Ads

Em primeiro lugar, o investimento em anúncios patrocinados dentro do Google tem gerado excelentes resultados para empresas de vários nichos.

Por isso, desde que montados com as palavras-chave adequadas, esse é um recurso que funciona bem para qualquer ramo.

Portanto, estipule um valor mensal para investir em AdWords e campanhas de remarketing, por exemplo. 

Atuação nas redes sociais

Depois, dentro das mídias sociais você também pode colocar verba em patrocinados. Porém, aqui o que vale mais é apostar na produção de conteúdo de qualidade.

Então, determine no seu plano de marketing digital quais canais serão usados e de que maneira. 

Assim como, defina os temas de acordo com as dores do seu público e procure usar vídeos nas postagens. 

Marketing de Conteúdo

Em terceiro lugar, entra a elaboração de ações voltadas para sites e blogs. Entre elas, o uso de SEO e criação de blog posts.

A estratégia de Marketing de Conteúdo pode facilmente ser atrelada ao Inbound Marketing, reforçando a atração orgânica de leads para a sua marca.

Aqui, conta muito o criativo e o uso de imagens, como infográficos, por exemplo. O objetivo tem que ser oferecer solução e conteúdo de valor. 

Geração de leads e relacionamento online

Enfim, outro ponto importante no seu plano de marketing digital deve estar na conquista de leads e na construção de relacionamentos de confiança. Seja com eles ou com quem já é cliente.

Por isso, estabeleça a criação de ebooks informativos, assinatura de newsletters e até o envio de e-mails marketing regulares dentro dessa vertente. 

Lembre-se: cada nicho terá particularidades. Por isso, você deve analisar cada ação, campanha e canal dentro da realidade do seu negócio. 

Assim, com análise de dados e testes você conseguirá determinar os melhores caminhos para ter um plano de marketing digital eficiente. 

Teste, avalie, teste de novo e não desista!

Por fim, quero deixar claro que é importante que você conheça a fundo o marketing para conseguir adaptar as estratégias possíveis para a sua realidade.

Afinal, como falei, cada ramo de atuação possui individualidades. Por isso, muitas vezes é importante contar com ajuda profissional nesse processo de montagem do plano de marketing digital.

Inclusive, é bom que você saiba também que é comum você ter um negócio que parece que não tem nada a ver com internet. 

Como seguros, agronegócio, farmácia, advocacia e indústria, por exemplo. Mas, que trabalhados com a estratégia certa, criatividade e com o acompanhamento correto, dão muitos resultados. 

O segredo é adquirir conhecimento, testar, avaliar métricas e corrigir o curso para elevar a performance.

É isso, galera! Se ficou alguma dúvida, manda aqui pra mim e vamos conversar. Até mais!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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