Como criar um ebook: o que é e 5 passos para montar o seu

Como criar um ebook: o que é e 5 passos para montar o seu

Existem muitos conteúdos ricos que podem ser criados para aproximar um negócio de clientes em potencial. Esse é um deles.

Mas, você sabe como criar um ebook e quais são os cuidados nesse processo?

Galera, hoje eu vou explicar tudo isso e ainda te dar algumas dicas para montar o seu com foco em conversão. Vamos nessa?

O que é um ebook

Em primeiro lugar, você precisa entender o que é esse material. Então, a definição é simples: trata-se de um livro em versão digital.

Por serem feitos para leitura em celulares e tablets eles devem ser construídos com alguns cuidados especiais.

O Eletronic Book oferece um conteúdo mais aprofundado sobre algum tema. Também pode ser usado para falar de assuntos complexos, que precisam de explicações mais visuais e detalhadas.

Assim, seus objetivos podem ser variados, como gerar leads, converter, divulgar a marca ou até educar o leitor.

Por isso, em como criar um ebook é preciso escolher um tema que seja de real interesse do público-alvo e que tenha relação com o seu negócio.

Lembre-se: esse deve ser um material que faz parte de uma estratégia maior de Marketing Digital.

Ele precisa fazer sentido para o público e ter sinergia com ações e campanhas que você realiza. Ou seja, nada de criá-lo só para dizer que fez.

Quais são as vantagens desse material

Então, conceito entendido, quais são as vantagens de saber como criar um ebook?

Afinal, esse é um material profissional e que exige planejamento e tempo para ser elaborado. Veja abaixo os principais benefícios de usar esse conteúdo rico:

  • Está sempre disponível para consulta após o download;
  • É uma leitura prática, que pode ser feita em filas e transporte público, por exemplo;
  • Possui custo de produção baixo;
  • Não depende de editoras;
  • Ajuda a captar leads mais qualificados, que tenham sinergia com o seu negócio;
  • Divulga a marca;
  • Aumenta a autoridade no mercado;
  • Pode ter trechos reutilizados e ajustados para divulgação em outros canais digitais, como blogs e redes sociais;
  • Tem grande alcance e poder de escalabilidade.

Qual é a estrutura do livro digital

Bom, depois de saber o que é um ebook e suas vantagens, é bom conhecer a estrutura desse material.

Nesse caso, você precisará se preocupar tanto com a estética, ou seja, o visual, quanto com o conteúdo.

Por isso, listei abaixo quais são os elementos essenciais em como criar um ebook:

  • Capa: com título chamativo e design atrativo;
  • Índice: a descrição dos tópicos que serão abordados;
  • Introdução: uma breve explicação dos objetivos do ebook;
  • Conteúdo: deve sempre ser uma leitura leve e dinâmica, que guia o leitor pela resolução de um problema;
  • Conclusão: onde você irá resumir tudo que foi dito, dar dicas finais e chamar o leitor para alguma ação.

Além desses pontos, como parte do conteúdo, por exemplo, você pode inserir infográficos, links para vídeos e outros recursos audiovisuais.

Como criar um ebook em 5 passos

Para começar o processo de como criar um ebook é preciso entender quem é o seu público-alvo.

Por isso, o primeiro passo é compreender quem são as pessoas que compram seu produto ou serviço.

Quais são suas características, o que procuram resolver e detalhes como localização, idade e renda são importantes. Defina a persona e depois comece.

1) Escolha o assunto

Então, com base no perfil do seu público-alvo é hora de definir qual será o tema usado.

Ele deve resolver algum problema da persona, responder a dúvidas e, de fato, ajudar a pessoa.

2) Estruture os tópicos

Em segundo lugar, com o assunto definido se inicia o processo de como criar um ebook.

Para isso, estruture o tema em tópicos, organizando os pensamentos em uma ordem lógica e que facilite a leitura e compreensão.

3) Elabore o conteúdo

Com a ideia estruturada, vem a escrita. Se você for fazê-la, lembre-se que pode usar uma junção de artigos que já estejam prontos, por exemplo.

Assim, você já utiliza materiais que têm retorno para o seu negócio.

Porém, se for passar para alguém produzir, deixe claro quais são seus objetivos e o que pretende abordar em cada tópico.

4) Fique atento ao design

Em quarto lugar, para ser efetivo, ele precisa sim ser bem estruturado e visualmente atraente.

Para isso, use boxs, imagens, infográficos e recursos gráficos para destacar informações mais importantes e reforçar o conteúdo.

Os textos também devem ser organizados e seguir um padrão que torne a leitura leve, ok? Inclusive, quanto a fonte e seu tamanho.

5) Revise o material com calma

Depois, um dos passos essenciais em como criar um ebook está na revisão. Um material com erros, leitura truncada e sem nexo não passa confiança.

Pode até atrapalhar a percepção que a pessoa tem da marca. Por isso, revise tudo, com calma. Se for preciso, reescreva e revise novamente.

Ferramentas para criar o seu

Então, viu como criar um ebook é um processo cuidadoso? Entretanto, se engana quem pensa que é preciso ter conhecimentos avançados em design e diagramação para montá-lo.

Hoje, existe uma série de ferramentas que ajudam nesse processo, como:

  • Canva;
  • Power Point;
  • Lucidpress (ideal para quem tem o conteúdo pronto no Word e precisa só de um layout, por exemplo).

Não se esqueça de que o ideal é que seu ebook esteja em PDF. Portanto, você também precisará de um conversor para esse formato.

Dicas de como criar um ebook que gere conversão

Por fim, quero compartilhar algumas dicas para aumentar as chances do seu material se tornar uma fonte de vendas.

Então, acrescente no processo de como criar um ebook pensar em estratégias de divulgação como:

  • Criar uma Landing Page;
  • Divulgação em redes sociais, inclusive o link da Landing Page;
  • Elaborar artigos que direcionem para o download;
  • Ter banners no site;
  • Fazer links patrocinados;
  • Enviar e-mails marketing para sua base.

Ainda ficou alguma dúvida ou precisa de ajuda? Me chama aqui, valeu? Até a próxima!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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