Aprenda 5 lições com a estratégia de marketing da Uber
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Aprenda 5 lições com a estratégia de marketing da Uber

Com todo o potencial que o marketing traz, pode ficar difícil determinar quais iniciativas funcionam melhor para as suas necessidades. Para se manter à frente dos seus concorrentes e impactar positivamente seu público, você precisa de boas ideias. Que tal se inspirar nas estratégias de marketing da Uber?

A Uber é a principal referência em empresas de transportes de todo o mundo, tendo associado seu nome à inovação e à economia disruptiva. Ela foi uma das responsáveis pela revolução dos aplicativos de carona e se mantém relevante, em parte, graças às suas iniciativas certeiras de marketing.

Sabia que é possível levar algumas dessas ideias para dentro da realidade da sua empresa? Com isso, espere ter ótimos resultados ao se inspirar nas ações executadas pela maior referência dos aplicativos de transportes de todo o mundo.

Para isso, confira as 5 principais lições que você pode aprender com a estratégia de marketing da Uber. Vamos lá!

1. Propague a sua missão – Marketing da Uber

As iniciativas de marketing da Uber não giram em torno apenas de transportes e carros. Em muitas de suas peças, a empresa invoca parte da sua missão relacionada à liberdade. O intuito é fazer com que os seus clientes se sintam livres para serem o que quiserem e irem até onde desejam com a ajuda da empresa.

Isso se reflete em uma comunicação voltada a belas fotos publicadas em suas redes sociais, que retratam cenas emblemáticas de todo o mundo.

2. Incentive recomendações

Todo usuário da Uber possui um código que, quando repassado aos amigos, converte em descontos para ambos. Trata-se de um recurso simples, mas que se torna decisivo para atrair novos clientes e trazer mais satisfação aos que já possuem um cadastro no aplicativo.

O marketing da Uber conhece o valor de manter essa gente engajada e permite que o código seja usado indefinidamente, por quantas pessoas o usuário quiser, transformando-o em um verdadeiro promotor da marca.

3. Realize atendimento personalizado

A Uber depende da boa percepção do público a respeito dos seus serviços para ter sucesso — e tem consciência disso. Parte da estratégia de marketing da empresa diz respeito a proporcionar um atendimento de qualidade aos seus usuários, dando a atenção aos passageiros e aos motoristas que necessitam resolver problemas com as corridas.

Todo o processo é sempre feito por meio de tickets, que se encerram apenas quando o cliente está satisfeito.

4. Faça parcerias estratégicas

Parte da estratégia de marketing da Uber refere-se a parcerias feitas com outras empresas, para fortalecer a experiência do cliente. Por exemplo, é possível conectar o perfil do Spotify do usuário para que ele consiga ouvir suas playlists durante a corrida.

Além disso, a Uber frequentemente faz parcerias com hotéis e demais estabelecimentos, oferecendo corridas com descontos.

5. Apoie-se em dados concretos

A estrutura da Uber se fundamenta em todo o potencial trazido pelo Big Data nos tempos modernos. Por meio dos indicadores obtidos através do aplicativo, a empresa consegue aprender mais a respeito das preferências e dos hábitos do seu público, o que a permite melhorar cada vez mais sua estrutura.

O marketing deve sempre se apoiar em dados concretos para ajudar nas decisões estratégicas. Busque meios eficazes de obter informações sobre a sua audiência e validar suas escolhas.

A partir de cada uma dessas lições de marketing da Uber, você pode se inspirar para desenvolver as suas próprias ações e ter mais sucesso com a sua marca. É necessário manter as estratégias da sua empresa em plena evolução, já que o mercado está cada vez mais concorrido em todas áreas. Não deixe que sua marca seja ultrapassada: baseie-se nessas dicas e reformule as suas iniciativas.

Por qual tipo de ação você vai começar? Conte para a gente nos comentários!

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Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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