Afinal, como posso usar o stories para vender no Instagram?

Afinal, como posso usar o stories para vender no Instagram?

As redes sociais têm ganhado seu espaço nas estratégias de marketing digital das empresas, que buscam se diferenciar da concorrência no ambiente virtual. Entre as redes que estão sendo utilizadas pelas marcas, o Instagram tem se destacado (em 2017, 32% das pessoas que navegam na internet têm uma conta nesse canal). Mas você sabe como vender no Instagram?

A plataforma foi criada em outubro de 2010 e já tem mais de 500 milhões de contas ativas diariamente em todo o mundo. E 80% dessas contas seguem uma empresa no Instagram. Desde agosto de 2016, o Instagram lançou um novo recurso, o Stories, que constrói narrativas dinâmicas e atrativas por meio de imagens.

Além de compartilhar imagens, o recurso também possibilita fazer vídeos e transmissões ao vivo. Tudo o que é compartilhado se autodestrói em 24 horas, permitindo que seu conteúdo seja renovado e traga novidades todos os dias e, assim, construir uma interação contínua com os clientes.

Confira algumas dicas de como sua marca pode vender no Instagram e aumentar a lucratividade do seu negócio. Mas antes veja o porquê de investir nesse recurso.

Por que usar o stories como estratégia de marketing

vender no instagramNa era da informação a tecnologia exerce um papel fundamental na transmissão de informações e as redes sociais são ótimos canais para a propagação de informações que promovam uma marca.

No mundo, são mais de 300 milhões de stories ativos diariamente e os comerciais têm até 30% mais de visualizações do que os perfis pessoais, mostrando-se uma boa oportunidade para divulgar e vender produtos ou serviços de uma empresa devido ao seu poder de alcance.

Vale lembrar que, para que sua marca seja vista, você não deve apenas querer que as pessoas sigam você no Instagram, mas também deve seguir as pessoas e as marcas com produtos ou serviços complementares ao seu para atrair novos clientes.

A base de relacionamento no Instagram começa em ter muitos seguidores que acompanharão continuamente suas atualizações e, assim, o desejo de ter os seus produtos sejam despertados neles. Por isso, seguir outras pessoas e empresas é fundamental para o seu negócio nessa rede.

 

Como usar o Stories para aumentar suas vendas

Está na hora de você ver algumas dicas de como aumentar as suas vendas usando o Instagram Stories com as suas diversas possibilidades.

Faça transmissões ao vivo

Mostre para os seguidores o que você tem feito, de quais eventos têm participado e permita que eles interajam em tempo real por meio dos comentários e reações nas lives. Essa é uma maneira de criar laços com seus clientes mesmo que vocês estejam longe fisicamente.

Também é uma boa oportunidade para divulgar seus produtos e também os de parceiros quando estiverem trabalhando juntos em feiras e, assim, aumentar a exposição de sua marca e atrair mais clientes e outros parceiros-chave para o seu negócio.

Grave vídeos espontâneos

Além de criar vídeos profissionais ou lives para compartilhar e promover a sua marca, também videos instagram storiesgrave vídeos espontâneos e apresente novidades de última hora ou notícias que estejam relacionadas ao seu negócio, como mostrar as novas tendências do mercado.

Faça vídeos descontraídos e mostre o backoffice do seu local de trabalho, como o produto é feito e preparado para chegar até o cliente. Convide também a sua equipe de trabalho para participar desse momento.

Mostre os produtos

Já ouviu aquele ditado que diz que uma imagem vale mais do que mil palavras? Então não perca mais tempo e comece logo a divulgar o seu produto com o Stories. Invista na qualidade das fotos e na produção delas.

Para fazer imagens únicas e diferentes, o Stories disponibiliza um conjunto de filtros para serem aplicados nas imagens e criar visuais atraentes. Por exemplo, se você vende um produto que voltou à moda, você pode utilizar o recurso vintage ou retrô para fazer uma analogia com o passado.

Realize anúncios

Com o Intagram Stories sua empresa pode fazer anúncios segmentados (localização, idade, gênero, linguagem) e divulgar a sua marca para o público certo. Para começar a anunciar no Instagram é preciso acessar o Facebook e definir qual é o seu objetivo de marketing (reconhecimento, consideração e conversão).

Com a definição do objetivo é possível medir e avaliar a eficácia de cada anúncio no Instagram. Você pode usar a criatividade por meio de uma ou várias imagens (carrossel) que devem constar o nome e o logotipo da sua marca, um texto pequeno e botão de chamada para ação.

Faça linkagem de produtos

Nas imagens você pode inserir links para redirecionar os consumidores para as páginas da internet, como sua loja virtual, página no Facebook, textos de um blog ou para páginas de produtos específicos.

Por exemplo, se você apresentar uma novidade, convide seu seguidor para acessar mais informações sobre o assunto no seu blog. Se você estiver oferecendo promoções, descontos ou sorteios, direcione o usuário para uma landing page.

Prepare enquetes

instagram enqueteIncentive os seus seguidores a participarem das decisões de sua empresa ou para opinarem sobre suas preferências. Utilize o Stories para conhecer melhor o seu público e, assim, poder oferecer aquilo que eles desejam.

É importante para os consumidores saber que as empresas os ouvem e isso torna a experiência de compra mais prazerosa, pois eles confiam e sabem quem pode oferecer os produtos que satisfaçam as suas necessidades.

Essas são as principais formas de vender no Instagram Stories. Você também pode convidar influenciadores para se associarem à sua marca e fechar parcerias para aumentar a visibilidade e fortalecer a imagem dos dois.

Se você possui uma loja física pode utilizar o recurso de geolocalização e marcar a localização de sua foto para que seu negócio seja facilmente encontrado. Ou então usar o Stories Highlight do Instagram para manter as imagens mais importantes por mais tempo em exibição.

O Stories conta com diversas ferramentas que podem ajudar o seu negócio a vender no Instagram. Não dá para ficar de fora dessa, não é?

Então, entre em contato conosco para poder utilizar as redes sociais, como o Instagram, e otimizar a divulgação da sua marca, aumentando suas chances de vender mais!

 

 

vender no instagram

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta