5 requisitos básicos para inciar uma estratégia de marketing digital de resultados

5 requisitos básicos para inciar uma estratégia de marketing digital de resultados

Começar uma estratégia de marketing digital de resultados ainda é uma novidade para a maioria das empresas no Brasil. Muitas empresas ainda acreditam que possuir uma fanpage ou um site já é suficiente para atrair e engajar pessoas para suas marcas. Ocorre que quando falamos de marketing digital de resultados, a história é bem diferente.

Por ser uma metodologia relativamente nova no Brasil, muitas pessoas desconhecem a possibilidade de geração de resultados reais com estratégias de marketing digital bem estruturadas e planejadas.

Antes de falarmos sobre os requisitos básicos, é preciso conceituar aqui uma coisa

O que é uma estratégia de marketing digital de resultados?

Parece ser óbvio o conceito, mas é sempre importante lembrar. Uma estratégia de marketing de resultados é aquela estratégia voltada para gerar vendas para sua empresa. Porém, os resultados dessas vendas devem ser superiores ao valor que você investiu para o obtê-las. Resumindo: Trata-se de uma estratégia voltada para gerar RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO, LUCRO, e é isso que no final interessa a qualquer empresa. Falamos um pouco mais detalhadamente sobre este tema neste artigo. Vale a pena a leitura.

Ao longo dos últimos tempos temos notado alguns movimentos de empresas que tentam se posicionar na internet. Movidas pela real necessidade de se fazerem presentes na grande rede, muitas dessas empresas tem adotado posturas e tomado decisões baseadas única e exclusivamente no preço. Explico melhor: Ao tomar a decisão de se posicionar na internet a empresa não pensa no retorno que aquela ação vai lhe trazer, ela já encara a situação como um custo, como aluguel, água, luz etc. E acabam optando pela opção mais barata que, na maioria esmagadora dos casos, não lhe gera qualquer resultado. O script na maioria das vezes é esse:

  • Já ouvi falar vou pesquisar melhor
  • Hum…meu concorrente está na internet
  • Existem empresas que conseguiram bons resultados
  • Vou pedir orçamento
  • Muito caro
  • Não farei ou Eu mesmo farei ou Vou pedir para o meu sobrinho / funcionário
  • Não dá resultados
  • Era só enrolação ou a internet não funciona para o meu negócio.

Já se viu nessa situação alguma vez?

Ações de marketing digital tem que ser idealizadas como investimento. Como algo que te trará retorno, RESULTADOS. As mágicas propagadas por aí não funcionam para 99,9% dos casos. Portanto, estratégia de marketing digital de resultados são baseadas em métodos que trazem resultados a médio ou longo prazo.

Para tanto, é preciso que alguns requisitos básicos sejam cumpridos para que sua estratégia gere resultados:
  1. Site otimizado para mecanismos de buscas – Um site bem estruturado e montado com base em estratégias de marketing digital, certamente colocará sua empresa em destaque. Sites otimizados tendem a ser melhor rankeados pelos mecanismos de busca, ficando assim mais fáceis de serem encontrados por seu público alvo.
  2. Pesquisas de palavras chave relacionadas ao seu mercado – Essa pesquisa poderá lhe trazer informações a respeito do tamanho de seu mercado na internet e também a respeito do que seu público está digitando para encontrar seu produto ou serviço. Informações valiosíssimas.
  3. Criação de persona que represente seu público alvo – Criar uma persona que represente seu público alvo pode fazer toda a diferença quando sua empresa for produzir conteúdos, tanto de atração como de relacionamento. Ter uma persona faz a sua empresa produzir uma linguagem mais personalizada o que faz aumentar o engajamento em torno de sua marca.
  4. Geração de LEADS – Uma estratégia que não tem como um dos objetivos gerar leads é uma estratégia morta. Construir uma audiência qualificada de pessoas que efetivamente se interessam naquilo que você tem a dizer e também, obviamente, por seu produto ou serviço, é fundamental para o seu sucesso.
  5. Criação de conteúdo útil e relevante – Criar conteúdo útil e relevante sabendo o que entregar para cada fase que seu lead se encontra. Este é o segredo que faz uma empresa conduzir bem o lead pela jornada de compra, fazendo-o se tornar cliente assíduo.

Caso queira sedimentar ainda mais este conceito, veja nossa jornada de aprendizado #conexaoem1minuto. Nesta jornada você vai aprender as etapas de uma estratégia de marketing digital de resultados e certamente fará com que sua empresa passe a ver o marketing digital com outros olhos. É GRATUITO ACESSE!

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Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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