5 práticas de envio de e-mail marketing para atrair o seu lead!

5 práticas de envio de e-mail marketing para atrair o seu lead!

5-praticas-de-envio-de-email-marketing-para-atrair-o-seu-lead.jpegO marketing digital se transformou e deixou de lado o foco exclusivo em campanhas e mídia para se tornar também um importante canal de relacionamento com leads e clientes. Diante disso, o envio de e-mail marketing se destaca como uma das estratégias mais eficientes para a manutenção desse contato e a nutrição dessa base.

Como nós sabemos que muitas empresas ainda encontram dificuldades para explorar esse recurso, separamos, neste post, 5 boas práticas para melhorar a eficácia da estratégia de e-mail marketing da empresa. Confira!

1. Faça testes A/B

Conseguir bons resultados com envio de e-mail marketing significa encontrar o formato que obtém as melhores taxa de abertura, clique e conversão possíveis. Para isso não há caminho mais indicado que não os já conhecidos testes A/B. Para fazer esses testes a receita é simples.

Produza duas versões para o mesmo disparo de e-mail com um elemento diferente em ambas — como o assunto da mensagem, a posição de um link ou a cor de um botão. A partir daí, basta enviar as duas mensagens para fatias diferentes da sua base e avaliar qual das variações traz melhores resultados.

2. Seja pessoal

A caixa de entrada das pessoas é um lugar íntimo, muito usado inclusive para assuntos pessoais. Isso quer dizer que ter acesso a esse canal de comunicação é um privilégio para o seu negócio, já que ao fornecer o endereço a pessoa autorizou sua empresa a mandar mensagens.

Por isso sempre escreva seus disparos de e-mail marketing de forma que fique claro para quem recebe que foi um ser humano que enviou a mensagem. Pessoas não gostam de falar com máquinas: pessoas gostam de pessoas.

3. Faça a gestão dos leads integrada ao CRM

Toda vez que uma pessoa fornece a você informações de contato ela se transforma em um lead e autoriza que você se comunique com ela diretamente. Para essa nutrição dos leads ser eficiente, no entanto, não basta apenas enviar mensagens com conteúdo relevante para todos os cadastrados. É preciso também manter uma boa gestão desta base de leads.

Para fazer isso, o ideal é trabalhar com uma plataforma de envio de e-mail marketing que permita que a gestão da base aconteça de forma integrada ao CRM da empresa. Assim você não deixa passar nenhuma oportunidade de relacionamento, tanto no pré quanto no pós-venda.

4. Crie linhas de assunto atrativas

Todos os dias as pessoas presentes na sua lista recebem, além do seu, milhares de outros disparos de e-mail marketing. Isso significa que se a linha de assunto da sua mensagem não for atrativa dificilmente as pessoas vão abrir o e-mail. Que dirá, clicar nos links e visitar seu site.

Portanto, na hora de preparar seu próximo envio de e-mail marketing, dedique uma parte do tempo para criar linhas de assunto mais atrativas. Se possível, configure inclusive testes A/B para determinar qual é a mais efetiva. Palavras-chave que liberam gatilhos mentais também podem fazer bastante sentido nesse momento.

5. Acompanhe as métricas para melhorias

Por fim, aquela dica que é encontrada nas melhores listas que falam de boas práticas de e-mail marketing: monitore seus resultados. A mensuração da performance é um dos benefícios mais marcantes do marketing digital em relação ao tradicional.

Não faz sentido, portanto, continuar investindo em sua estratégia se você não conseguir saber se ela está sendo eficiente para atingir seus objetivos. Além das métricas tradicionais do e-mail marketing, como taxa de abertura e clique, é importante analisar também o resultado gerado no site, com os dados das visitas e a taxa de conversão.

Investir no envio de e-mail marketing é uma das estratégias mais eficientes para nutrir sua base de leads e manter um relacionamento com as pessoas que já têm interesse em sua empresa.

Coloque estas boas práticas no seu processo de envio de e-mail marketing e, com certeza, você irá visualizar uma melhoria na performance das suas mensagens. Continue navegando em nosso site e veja também como construir do zero uma estratégia de relacionamento eficiente para sua base de leads!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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