5 ferramentas de marketing digital para facilitar sua gestão

5 ferramentas de marketing digital para facilitar sua gestão

É muito importante conhecer quais são as ferramentas de marketing digital que agilizam os processos da área, mensuram resultados e automatizam parte das tarefas que tomariam muito tempo e recursos para serem executadas manualmente.

Para uma boa gestão de marketing digital, é preciso ter dados confiáveis. E isso só é possível com o suporte de softwares específicos.

Neste artigo, listamos 5 ferramentas de marketing digital úteis que podem potencializar a efetividade de uma gestão. Conheça!

1. Yoast

O Yoast é considerado uma das melhores ferramentas de SEO do mundo. Ele é um plugin para WordPress que não só faz a parte técnica da otimização para motores de busca como também avalia o conteúdo e sugere melhorias para que ele fique melhor ranqueado.

Com o Yoast, é possível verificar se o uso das palavras-chave no conteúdo está correto e até se aferramentas de marketing digital yoast plugin wordpress escaneabilidade é adequada. Na prática, ele funciona como se um especialista em SEO avaliasse seu texto em tempo real e recomendasse as melhores práticas para que ele consiga o primeiro lugar no Google.

Mas é preciso tomar cuidado: algumas funções estão desatualizadas ou ainda não foram bem adaptadas para o português, como a verificação da densidade de palavras-chave — fator de rankeamento que não tem mais relevância para o Google — e a quantidade de palavras permitidas por parágrafo — que é melhor adaptada para o inglês, uma língua mais concisa que o português.

O Yoast é ofertado em uma versão gratuita com limitações de funcionalidades e anúncios, além de uma versão paga que oferece tudo o que a ferramenta possibilita, sem propagandas e ao preço de US$ 69 por site. Além do plugin de WordPress, ele também está disponível como o um módulo de Drupal.

2. MailChimp

O MailChimp é uma plataforma de e-mail marketing bem completa e cheia de funcionalidades. Ele possui uma interface fácil de usar e faz a automação de boa parte do trabalho que envolve essa estratégia.

Com o MailChimp também é possível mensurar os resultados e reações dos usuários aos e-mails enviados, o que permite que eles sejam ajustados para a melhor performance. E essa mesma ferramenta compara o desempenho das campanhas com a média do mercado, facilitando a avaliação da sua efetividade.

Além disso, ele também é uma ferramenta excelente para coletar e gerenciar assinantes que receberão seus conteúdos por e-mail.

O MailChimp está disponível gratuitamente até um limite de 12 mil e-mails enviados por mês e 2 mil destinatários cadastrados. Depois disso, é preciso pagar um plano pago a partir de US$ 10 mensais.

3. Google Analytics

Gratuita, robusta e simples, o Google Analytics é a ferramenta de monitoramento de tráfego oferecida pelaferramentas de marketing digital google analytics Google. Com ela, é possível mensurar acessos tanto de sites quanto de aplicativos.

O grande destaque desta ferramenta é a variedade de dados que ela é capaz de entregar. É possível não só saber quantas pessoas acessam os conteúdos de uma empresa mas qual a origem do tráfego, o perfil desses visitantes e as interações feitas por eles, além de muitas outras informações sobre esses acessos.

4. Hotjar

O Hotjar é uma ferramenta de análise comportamento de usuários em páginas da web, como o Google Analytics, mas focado especificamente em como os leitores enxergam o conteúdo e qual o caminho feito por eles em um site.

ferramentas de marketing digital hotjar comportamento do usuário no siteSeus principais destaques são as funcionalidades de mapa de calor e gravação de comportamento: o mapa de calor revela de forma bem visual quais são as áreas da página mais interessantes para o olhar do usuário. Já a gravação de comportamento mostra o que o cursor do mouse de um visitante percorre na página.

O Hotjar pode ser testado gratuitamente, mas é pago com planos a partir de US$ 89.

5. RD Station

O RD Station é uma plataforma de automação e gestão de marketing da Resultados Digitais, empresa brasileira de marketing digital. Com esse software, é possível centralizar as estratégias de e-mail marketing, SEO, mídias sociais e outros em um único local.

Entre as várias funcionalidades, se destacam as de monitoramento de leads, que inclusive indicam o momento certo para que o time de vendas acione um cliente potencial engajado com a estratégia de marketing da empresa.

O RD Station está disponível a partir em planos que começam em R$ 329 por mês.

E agora que você já conhece 5 ferramentas de marketing digital que podem facilitar sua gestão, que tal assinar nossa newsletter e ficar por dentro dos melhores conteúdos da área? Esperamos você!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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