4 Passos para ter sucesso com email marketing

4 Passos para ter sucesso com email marketing

Segundo pesquisa realizada pela FBITS tendo como base o comércio eletrônico do Brasil, a importância do email marketing para as vendas tem se mostrado cada vez maior.

Dados sobre email marketing revelados pela pesquisa:

ifo email marketing

Os números acima revelados indicam a eficiência do e-mail marketing para captação de consumidores e, consequentemente, o aumento das vendas.

Mas afinal, por que empresas que investem em email marketing vendem mais? Destacamos então 3 motivos pelos quais essas empresas conseguem atingir maiores resultados, vamos lá:

  • RelacionamentoJá falamos aqui em nosso blog sobre a importância de construir relacionamentos com o seu público. Neste ponto o email marketing tem um papel fundamental. Informar ao seu público sobre o que sua empresa está fazendo, as ações que ela tem realizado, informar sobre algo que ajude as pessoas a encontrar soluções. O consumidor atual, tem se cansado de receber sempre ofertas, ofertas e mais ofertas em seu e-mail e passa, não só a se distanciar das empresas que praticam essa política de vendas pela internet, como também a propagar como negativa a imagem que ele tem dela.
  • Condução do LEAD pela jornada de compra – Neste quesito o email marketing é IMBATÍVEL! De acordo com o momento do seu LEAD, você pode ofertar conteúdos que resolvam algum problema dele, ou ainda, que derrube possíveis objeções que ele possa ter em relação ao seu produto ou serviço. Desta forma você consegue aproximá-lo ainda mais do momento da venda. Neste vídeo, falamos um pouco mais detalhadamente sobre essa questão.
  • Falar para quem quer me escutar – Quando falamos de email marketing muitos empresários pensam que se trata de compra de lista. Isso é o maior tiro no pé que uma empresa pode dar. A prática de SPAM é um mal que infelizmente, muitas empresas se submetem por pura falta de conhecimento sobre o perfil atual do consumidor. Falamos sobre isso neste artigo. Quando você conquista sua lista, oferecendo conteúdo útil e relevante para ela, você passa a ser visto como uma autoridade em seu mercado e certamente as pessoas lhe darão autorização para que você envie email a elas. Veja a diferença. Elas querem escutar o que você tem a dizer, isto aumenta o engajamento em torno de sua marca, ficando ainda mais fácil vender para estas pessoas.

Agora que já entendemos os benefícios da correta utilzação do email marketing, vamos elencar aqui os 4 passos para que você tenha sucesso com ela:

1 – Aumente sua lista

Verifique seu site. Se um cliente em potencial visitá-lo neste exato momento como ele fará para se cadastrar em sua lista? Existem pontos de conversão (Formulários, botões, Chamadas para ação) claros e destacados? Ou é um verdadeiro desafio para ele encontrá-los?

Agora passe você mesmo pelo processo de assinatura em seu próprio site. Entre com seu endereço de email e outras informações solicitadas. O que acontece depois? Você será direcionado para uma página de agradecimento em que lhe será explicado o que você deve esperar? Você receberá um email de boas vindas? Ou simplesmente não acontece nada?

Por fim, pense se seu conteúdo é estimulante o suficiente para que as pessoas se sintam atraídas a ponto de deixarem seus emails para recebê-los com frequência. Seu conteúdo é bom o suficiente para isso? Resolve alguma dor de seu público alvo?

2 – Planeje seu conteúdo

Aqui neste passo pense o seguinte: O que você incluirá em suas campanhas de email que fará com que seus assinantes digam: “Nossa, isso é incrível, mal posso esperar pelo próximo email!”

O conteúdo que você incluir em suas campanhas de email hoje está pronto para se desgastar com o tempo. Assim como acontece com seu negócio, você precisa olhar sempre para o futuro. Quando seus assinantes perdem o interesse em suas campanhas, fazê-los voltar é um desafio, portanto, não pense no conteúdo que você queria ver (a não ser que você seja um representante de seu próprio público alvo), concentre-se sim, naquilo que realmente importa para o seu público alvo.

3 – Determine o que é sucesso

Antes de enviar campanhas de email marketing para o seu público, faça a seguinte pergunta: Qual é o objetivo?

  • Fazer com que as pessoas abram meus emails?
  • Fazer com que cliquem nos links?
  • Vender?

Lembre-se, a medida de sucesso não é necessariamente a mesma para todos. Vai depender muito do objetivo que você estabelecer antes de começar suas campanhas então, garanta que sua medida de sucesso esteja claramente definida antes de começar seu trabalho com email marketing. Não envie emails apenas por enviar.

4- Envie, teste, analise, ajuste e repita

Sim, exatamente isto. Nunca se dê por satisfeito. Procure sempre testar alternativas até encontrar o melhor caminho para sua estratégia. Questione-se:

  • A lista não está aumentando na velocidade que eu queria? Reveja ações, tente inserir novas estratégias
  • As pessoas não estão abrindo meus emails como eu gostaria? Teste usar letras maiúsculas ou linhas de assunto mais longas.
  • As reclamações de SPAM estão aumentando? Considere colocar o link de descadastramento no início dos emails

Essas questões são apenas exemplos obviamente, mas você deve sempre se questionar acerca dos seus resultados e procurar sempre melhorá-los.

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Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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