16 dicas para ganhar curtidas no Facebook de forma orgânica e qualificada

16 dicas para ganhar curtidas no Facebook de forma orgânica e qualificada

Como ganhar mais curtidas no Facebook

Muitos de vocês devem estar começando agora o trabalho na página da sua empresa no Facebook, ou já tem mas nunca conseguiram os fans necessários para iniciar um processo de comunicação efetivo por lá. Pensando nisso, resolvemos separar algumas dicas que vão te ajudar, após a construção da sua Fanpage, a gerar seguidores orgânicos (gratuitos), mas que tenham real interesse na sua empresa, e não apenas façam número.

Como ganhar mais curtidas no Facebook? Como aumentar a interatividade qualificada na minha Fanpage? E como fazer isso gratuitamente?

1 – Convide seus amigos

Essa não é uma dica de fato de seguidores qualificados, mas se seu futuro seguidor entrar na sua página e ninguém tiver curtido, é pouco provável que ela veja valor na sua empresa e se torne seu fan, ainda que seu ramo seja de seu interesse. Então, o primeiro passo após finalizar a página, é convidar seus amigos para curtirem.

2 – Faça login em sua Fanpage para interagir em outras páginas

Ao invés de entrar com o seu perfil pessoal e administrar a sua Fanpage, faça login diretamente com a sua página profissional e interaja com outros perfis que tenham relação com o seu negócio ou sejam seu público-alvo. Comente, responda pessoas que tenham dúvidas sobre algo relacionado ao seu negócio, crie uma imagem de autoridade, isso levará pessoas realmente interessadas no seu negócio a visitarem e curtirem sua página.

3 – Utilizar o link da sua Fanpage em assinaturas de e-mail

Se você está conversando com alguém por e-mail, essa pessoa pode ser um cliente, futuro cliente, alguém que te recomende e, porque não, alguém que seja seu fan e interaja com você em sua página? Configure sua assinatura para que tenha, por exemplo, uma chamada ( “curta a minha página no facebook”) linkada à sua Fanpage.

4 – Colocar a URL da sua Fanpage também em materiais impressos

Essa dica vale mais para quem tem negócios locais e faça uso de panfletos ou cartões de visita, por exemplo, como forma de divulgação da empresa. Ter a url impressa fará com que aquele que recebeu o material e tenha interesse real na sua marca, acesse a sua Fanpage e se torne uma curtida qualificada a mais.

5 – Leitor de QR Code em seu negócio local e físico

Para quem não conhece o que é QR Code, clique aqui  para entender melhor, mas, resumidamente, se trata de um código “físico” escaneável por smartphones através da câmera fotográfica, que permite ao usuário converter esse código em alguma informação, e-mail, link etc. É interessante, por exemplo, que as mesas de um restaurante tenham esse código para os frequentadores acessarem e curtirem sua Fanpage. Crie agora o seu: https://scan.me/qr-code-generator#/

Aproveite e curta a nossa Fanpage! ;)
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6 – Convide seus clientes por e-mail

Se alguém já comprou seu produto ou é assinante do seu serviço, enfim, faz parte da sua lista de clientes, convide-os a curtirem sua página, ninguém mais que eles querem saber seus preços, suas promoções, suas dicas e suas informações. Você pode aumentar a chance dele comprar de você novamente ou de ampliar os negócios com a sua marca.

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7 – Utilizar outras mídias sociais para promover a sua página

As vezes você está começando no Facebook mas já tem alguma outra mídia com seguidores,  como blogs, instagram, twitter, enfim, você já se relaciona com um público através de outro canal, aproveite para fazer uma chamada e convida-los a curtirem sua Fanpage.

8 – Colocar a página no seu perfil pessoal

Coloque a sua página no seu perfil pessoal na sua informação de local de trabalho, seus amigos ficarão curiosos e ajudarão no crescimento da sua Fanpage.

9 – Ofereça descontos para as pessoas que curtem sua página

Como ganhar mais curtidas no FacebookGere um cupom de desconto apenas para seguidores, será um incentivo a mais para que seu público curta a sua Fanpage.

10 – Convide as pessoas para curtirem sua Fanpage através de páginas de agradecimento do seu site

Se você tem um e-commerce, por exemplo, na sua página de agradecimento que aparece após a finalização da compra, convide a pessoa a curtir sua página e ficar atento a promoções exclusivas para os seguidores da sua Fanpage. Em páginas de agradecimento após alguém assinar seu blog também. Enfim, faça o convite em suas páginas de obrigado e convença-os falando sobre os benefícios da tomada da ação.

11 – Faça parcerias com outras páginas que tenham a ver com o seu negócio

Se você for dono de um salão de beleza, por exemplo, faça parcerias com vendedores de cosméticos. O dono da marca de cosméticos fará um post com dicas do seu salão de como utilizar um produto x, isso atrairá os fans de uma página para a outra.

12 – Convidar funcionários e colegas para engajar com sua Fanpage

Já imaginou uma empresa com  50 funcionários e 15 curtidas na Fanpage? Se nem os funcionários curtem e interagem com página, quem mais irá? Não basta apenas a empresa estar no Facebook, o Facebook deve estar na empresa, os funcionários devem saber o que o gestor de mídias está publicando e interagir com ele.

13 – Invista em promoções relâmpagos

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Faça promoções relâmpagos que valerão apenas para aqueles que realmente interagem e visualizam sua página, será uma recompensa para eles e um incentivo para quem ainda não é engajado, começar a se relacionar com sua Fanpage, como o exemplo ao lado.

(não se trata de uma promoção real, apenas um exemplo).

14 – Ative a configuração de sugestão de páginas para a sua Fanpage

Dessa forma, quando algum usuário curtir uma página que tenha semelhança com a sua, sua empresa aparecerá nas sugestões para que ela possa curtir. Basta ir em Configurações > Geral > Sugestão de páginas semelhantes.
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15 – Utilize chamadas para ações em sua capa do Facebook

Pra quem ainda não sabe, é possível personalizar um botão de chamada para ação na capa do Facebook, ao lado dos botões de curtir e mensagem. O que é mais importante para o seu negócio? O que está acontecendo agora no seu negócio? Respondendo a essas perguntas, você pode criar capas de Facebook que chamem seu visitante para uma ação. Por exemplo, se no momento o importante pra você é curtidas na página, convide seus visitantes na capa e utilize uma seta que o encaminha para o botão curtir. Se o importante pra você é que seus visitantes se cadastrem no seu site, crie um botão personalizado e faça o mesmo.

16 – A tática do Vampiro

Você posta uma imagem no Facebook, um fan seu curte a publicação e um amigo desse fan também curte por essa ação ter aparecido em sua linha do tempo. Você pode visualizar as pessoas que curtiram essa publicação, e, caso alguma ainda não seja o seu seguidor, você pode convida-lo para curtir sua Fanpage.

Conclusão

Faça um teste, comece a colocar essas dicas em prática, fale pra gente o que funcionou e o que não funcionou pra você, como você fez, e se tiver mais alguma dica, não deixe de comentar! 🙂
Boa semana.

Curta a nossa página no Facebook!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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