12 Tendências e inovações de marketing digital para 2020

12 Tendências e inovações de marketing digital para 2020

Inovações de marketing digital para 2020

A tecnologia transformou o mundo em uma vila global em termos de conectar pessoas de todos os países e culturas.

O compartilhamento de informações está mais acessível do que nunca, facilitando a conscientização do produto ou a promoção do serviço. E como a internet é uma ferramenta tão poderosa a ponto de gerar ROI, o investimento em marketing digital não pode ser ignorado. Segundo o eMarketer, “prevê-se que os gastos mundiais com anúncios digitais atinjam mais de US $ 375 bilhões até 2021 “.

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Portanto, para acompanhar sua concorrência, você deve acompanhar as tendências. Reserve um momento para pensar criticamente sobre o impacto da mudança de tecnologia nos seus negócios. E, em seguida, tire proveito das técnicas de negócios existentes bem-sucedidas existentes, além de tentar prever para onde a tecnologia irá no futuro. Sua empresa crescerá se você reter e alcançar ativamente novos clientes de maneira proativa, em vez de ficar para trás.

Dito isso, gostaríamos de compartilhar 12 tendências de marketing digital para 2020 que você deve observar:

1. Chatbots decolam

Inovações de marketing digital para 2020

Muitas empresas continuarão usando o chatbot, que são programas de software eficazes que interagem com visitantes e clientes do site. Os chatbots se comunicam naturalmente com as pessoas que visualizam o site e podem responder suas perguntas em tempo real.

Os chatbots usam interações verbais ou janelas de bate-papo para ajudar os usuários da web a encontrar o que estão procurando.

Contratar um indivíduo para monitorar e se comunicar com os visitantes em seu site pode ser caro, mas os chatbots economizam custos ao responder a perguntas em seu nome. E, posteriormente, os clientes tendem a apreciar o serviço personalizado e a responder suas perguntas.

Benefícios adicionais do uso de chatbots no marketing digital

a) Economiza tempo: Ao contrário dos humanos, um chatbot pode fornecer respostas rapidamente para todos os tipos de perguntas. E respostas rápidas significam que os clientes podem tomar decisões mais rapidamente.

b) Satisfação do cliente: Ao contrário dos humanos, o chatbot não precisa de tempo para descansar. Sempre que o cliente deseja informações, está na ponta dos dedos. E como o chatbot responde com mais precisão, suas taxas de conversão de vendas também aumentam.

c) Bom humor: um chatbot nunca é temperamental. Você nunca ouvirá os clientes reclamarem por terem sido rejeitados. Eles são imparciais, claros e informativos – todas as qualidades que fazem com que seus clientes se sintam à vontade.

2. Uso de aplicativos de mensagens privadas

À medida que 2020 se aproxima, muitas empresas começam a mudar seu foco sobre como utilizar melhor os aplicativos de mensagens privadas. Aplicativos para smartphone como WhatsApp, e Telegram já estão ganhando popularidade. E, em vez de usar e-mails, as empresas estão adotando o uso de aplicativos particulares e de grupos de mensagens particulares.

As principais marcas já estão passando por experiências na monetização de aplicativos de mensagens e, em breve, os clientes poderão pagar pelos produtos diretamente através desses aplicativos. Enviar e receber dinheiro será muito mais fácil.

3. Maior uso da inteligência artificial

O nome “Inteligência Artificial” é exatamente como soa; refere-se a robôs ou máquinas com capacidade de trabalhar como seres humanos. A IA usa uma combinação de diferentes recursos, como chatbots e assistentes de voz, para encontrar respostas rapidamente.

Por exemplo, Alexa e Siri são assistentes de voz que fornecem excelente atendimento ao cliente . Assim como um ser humano, eles podem receber pedidos dos usuários e trabalhar nos bastidores em seu nome.

O robô de IA faz isso usando sensores e entradas humanas para reunir fatos sobre uma situação e também pode coletar / armazenar os dados de pesquisa para melhorar as experiências futuras do usuário.

4. Publicidade hiper-segmentada

As empresas usam anúncios digitais para comercializar seus produtos, mas você já se deparou com um anúncio on-line muito irritante ou que não tinha nada a ver com você? Os consumidores on-line não apenas tendem a ignorar esses anúncios, mas também podem acabar odiando o produto e fazendo todo o possível para ficar longe da marca.

A revista Forbes afirma que, devido a essa conexão digital avassaladora , anúncios ou marcas não relacionadas que continuam bombardeando as pessoas com seus anúncios irrelevantes serão desconsiderados por 49% das pessoas.

Mas, por outro lado, as pessoas adoram um ótimo conteúdo .

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Se sua marca continuar enviando mensagens personalizadas de maneira consistente, 36% responderão comprando o produto.

Muitas empresas estão cientes dessa tendência e já estão se planejando adequadamente. A previsão é que, até o ano de 2020, a maioria das empresas terão públicos-alvo precisos e os usuários visualizarão (e responderão a) anúncios hiper-relevantes.

5. Personalização

Atualmente, apenas algumas empresas estão usando algum tipo de personalização. E grandes conglomerados como a Amazon já estão fazendo isso bem.

A Amazon construiu seu enorme negócio na Internet, analisando o comportamento dos clientes e promovendo produtos com base em suposições e no histórico de compras anteriores do usuário. Ele mostra os produtos nos quais uma pessoa pode se interessar colocando produtos similares ou complementares em uma guia Recomendações, e a Amazon descobriu que essa tática de upsell funciona para conseguir mais negócios.

A personalização é realmente o futuro do marketing digital. Hoje em dia, é o que os consumidores esperam … um estudo até mostra que 79% dos consumidores se sentem frustrados se o conteúdo visualizado não for adaptado a eles.

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Segundo o Gartner , até 2020, pelo menos 90% dos anunciantes online começarão a usar a personalização de marketing de alguma forma. E até 2021, haverá um aumento significativo de sites totalmente personalizados.

A personalização é realmente a chave para uma campanha bem-sucedida de marketing digital em 2020. Segundo Dale Carnegie, “o nome de uma pessoa é para ela o som mais doce e importante em qualquer idioma”.

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Esta citação diz tudo em termos da importância da personalização. Essa é uma das razões pelas quais empresas e profissionais de marketing o abordam pelo seu primeiro nome sempre que você os vê em seus e-mails.

Um estudo mostra que as campanhas de email personalizadas recebem taxas de abertura 29% mais altas e taxas de cliques 41% mais altas do que os emails tradicionais sem forma de personalização.

Isso significa que, se você ainda não experimentou a personalização da sua estratégia de marketing digital, está deixando muitos benefícios em cima da mesa. Aqui estão algumas razões do porquê:

O principal benefício do marketing personalizado é ter o controle para alcançar um grupo específico de clientes. Ao coletar dados do usuário de segmentos de lista, pesquisas ou estudos, você está melhor posicionado para criar campanhas de email mais relevantes e eficazes para públicos-alvo com base em seus hábitos, interesses e comportamentos de compra.

Por exemplo, se seu público-alvo gosta de filmes e entretenimento em geral, você pode incorporar referências da cultura pop ao enviar seus emails, criar postagens no blog ou até mesmo nos formulários de inscrição por email para proporcionar uma experiência mais personalizada ao seu conteúdo. Assim, seu público-alvo apreciará as referências e se relacionará melhor com sua marca, o que acabará por aumentar as conversões.

6. Comportamento dos novos clientes

Além de manter os clientes atuais satisfeitos, sua empresa também deve atrair ativamente novos. Aqui estão algumas das maneiras de trabalhar essa questão em 2020:

I). As empresas terão que trabalhar com influenciadores: recentemente, estudos mostram que cerca de 86% das mulheres precisam consultar as mídias sociais antes de decidir sobre um produto. E isso é importante: os consumidores querem que as marcas sejam honestas , amigáveis ​​e úteis.

Inovações de marketing digital para 2020

Se uma marca recebe um feedback positivo de outros usuários, é provável que atraia novos usuários.

ii) As empresas terão que se concentrar no conteúdo do vídeo: uma pesquisa realizada pela Wyzowl indica que cerca de 95% das pessoas assistiram a um vídeo explicando seus produtos ou serviços.

Com a publicação de vídeos criados por si, as empresas se envolvem mais diretamente com seus clientes, fornecendo ativamente informações úteis.

As empresas também aumentam sua transparência, pois os clientes tendem a confiar e respeitar seus conhecimentos.

7. Transparência

Pesquisas indicam que as empresas que produzem informações transparentes e fáceis de digerir provavelmente retêm 94% de seus clientes.

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Com a criação da Lei Geral de Proteção de dados, essa questão passa a ter ainda mais relevância. A lei será aplicada de maneira mais ativa para garantir que as empresas manuseiem os dados dos clientes de maneira transparente.

Isso significa que haverá mais ênfase nisso no futuro; será necessário que as empresas sejam completamente transparentes quanto ao tipo de informação que está sendo compartilhada para promover seus produtos.

Aqui está uma dica sobre como melhorar a transparência

  • Estabeleça os principais valores da sua empresa.
  • Certifique-se de que a venda não seja seu único objetivo.
  • Seja um livro aberto para seus clientes – conte-os o máximo possível sobre quem eles estão fazendo negócios.
  • Se os clientes levantarem algumas preocupações ou perguntas, responda imediatamente.
  • Seja capaz de receber críticas construtivas de seus clientes e responder em um tom amigável e sem julgamento.
  • Crie espaço e incentive as pessoas a dar sugestões diferentes para ajudar a melhorar seus produtos – facilitar uma comunidade em torno de sua marca.

8. Crescimento no marketing digital

TheDrum indica que até 2020 e nos próximos anos, a indústria global de software digital crescerá US $ 74,96 bilhões.

Consequentemente, mais dinheiro será canalizado para o marketing digital. A CMO prevê que, até o ano de 2022, cerca de 87% dos orçamentos de marketing serão gastos no digital.

De fato, esse crescimento no marketing digital resultará em uma forma de marketing denominada “Marketing ágil” , que é uma forma de marketing que mede a eficiência com que uma marca ou empresa está alcançando suas metas e objetivos de marketing.

Inovações de marketing digital para 2020

Essencialmente, o crescimento do marketing digital se traduz na velocidade com que novos produtos e serviços são desenvolvidos e distribuídos para atender às necessidades dos clientes.

O marketing ágil está crescendo em popularidade nas mídias sociais desde que marcas e profissionais de marketing passaram os últimos anos tentando descobrir como se conectar e se comunicar no Facebook, LinkedIn, Pinterest, Twitter e outros.

Esses canais de mídia social fornecem informações e dados enormes sobre quais tipos de conteúdo funcionam e qual a melhor forma de criá-lo.

9. Fornecedor único de software de marketing

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Atualmente, existem muitos fornecedores de tecnologia de marketing. Só para se ter uma idéia… uma empresa média está usando até 91 serviços de marketing em nuvem .

Esse número é impressionante, e é por isso que muitas pessoas estão mudando para um software que sincroniza todas as ferramentas. O HubSpot já adotou essa tendência e outras estão começando a seguir.

Inovações de marketing digital para 2020

Em breve, muitas empresas estarão usando um único fornecedor de software de marketing.

Caso você esteja se perguntando se pagar e implementar uma ferramenta de software de marketing é benéfico, aqui estão os benefícios:

  • Reduz o trabalho tedioso: ajuda a eliminar tarefas repetitivas e a estabelecer uma rotina diária.
  • Esforços de marketing simplificados: você pode acompanhar onde está a jornada do comprador com seus clientes e se comunicar com eles de maneira mais eficaz.
  • Melhora a prestação de contas.
  • Isso torna o gerenciamento do cliente melhor.
  • Você pode documentar o progresso de maneira muito mais rápida e fácil.

10. SEO de última geração

No momento, muitas mudanças diferentes estão ocorrendo no setor de mecanismos de pesquisa e as atualizações estão acontecendo constantemente. Essas alterações nos algoritmos de pesquisa afetaram profundamente os resultados de pesquisa do usuário.

Todo novo algoritmo vem com diferentes benefícios ou problemas, dependendo de como você o vê. Por fim, o objetivo dos mecanismos de pesquisa é ajudar os usuários a obter resultados específicos que respondam às suas perguntas.

Portanto, você verá em 2020 que a qualidade dos resultados de pesquisa melhorará drasticamente.

11. Pesquisa por Voz

À medida que o crescimento da tecnologia aumenta rapidamente, começamos a ver mais pessoas usando smartphones com assistentes de voz.

Recursos como Google, Alexa e Siri são úteis em marketing digital. Os assistentes de voz podem procurar coisas, leem textos em voz alta e até mesmo ditam mensagens de texto para você.

A pesquisa por voz também é essencial para o seu negócio. Ela a agrega valor ao SEO local . A pesquisa por voz também aumenta o uso da Inteligência Artificial e prioriza a semântica das pesquisas.

12. Mais foco na retenção de clientes

Há um consenso que é mais barato manter os clientes existentes satisfeitos do que conquistar um novo.

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A retenção ajuda a aumentar a receita porque, quando você mantém seus clientes satisfeitos, eles tendem a te indicar e fornecer referências positivas a seu respeito. Também é provável que os clientes fiéis sejam mais diretos e honestos com você em relação a quaisquer problemas, dando a você a chance de melhorar sua marca.

Conclusão

Se você estiver operando um negócio, é importante conhecer as tendências atuais de marketing e também pode aprender um pouco mais sobre suas tendências para o futuro.

Assim você pode começar a personalizar seus produtos, usar as mídias sociais para responder a perguntas e implementar o marketing de vídeo para ganhar confiança e mostrar que você é transparente. Lembre-se, se você estiver manipulando dados de clientes, a transparência será crítica. E existem muitos sistemas de software de marketing que podem otimizar todas as suas atividades online e o relacionamento com os clientes.

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Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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