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Mobile marketing: como preparar seu site e desenvolver estratégias

Usabilidade e acessibilidade são, hoje, questões primordiais que fazem do mobile marketing essencial para conquistar clientes e posicionar a sua marca. Afinal, os dispositivos móveis são protagonistas da nossa relação com a internet e a informação.

Você sabia que, no Brasil, utiliza-se mais o celular do que o computador para acessar a internet, chegando à marca de 72 milhões de usuários em 2015? Isso significa que é preciso pensar na navegabilidade das suas páginas voltada especificamente ao smartphone, otimizando processos para aproveitar ao máximo um público cada vez mais conectado, seja onde for.

É por isso que cada vez mais profissionais têm se dedicado ao mobile SEO e a preparar seus sites para tamanha demanda que, inclusive, segue crescendo. Confira!

Qual a importância do mobile first?

Os dispositivos móveis tornaram-se tão cruciais no acesso ao mundo online que a lógica de construção de sites vem sendo invertida. Pensa-se primeiro na arquitetura e desenvolvimento das páginas de acordo com esses aparelhos, para em seguida voltar-se aos desktops.

A isso se dá o nome de mobile first, um conceito criado por Luke Wrobleski que nada mais é (como o nome já diz) do que pensar primeiro no mobile na hora de construir o seu site. Bacana, não? Talvez pareça um pouco precipitado, mas a técnica vem se disseminando em agências e entre os especialistas da área.

Grandes empresas referência na Internet adotaram o Mobile First e citam seus benefícios em palestras e apresentações com frequência. Facebook, Twitter, LinkedIn e Facebook são todas adeptas do método.

O que é e como utilizar o AMP?

Quando for desenvolver suas estratégias de mobile first, não se esqueça de pensar também no Accelerated Mobile Pages (AMP), uma iniciativa do Google junto a publishers (Vox, WordPress, Twitter) com a intenção de entregar um carregamento rápido de conteúdos nos dispositivos móveis.

Isso significa que, para que a sua página web seja de fato focada em performance e considerada dentro do formato AMP, você precisa realizar mudanças nas estruturas HTML, JS e CSS.

Mas, calma! Existe uma biblioteca de alternativas AMP que vai ajudar a substituir seus códigos tradicionais. Depois, é só conferir se fez tudo corretamente com ferramentas que você pode encontrar online e que auxiliam na verificação de acordo com o AMP.

Como otimizar estratégias de SEO para mobile marketing?

Agora que você já sabe o que é e como usar o mobile first e o AMP, é chegado o momento de colocar suas estratégias de SEO em prática. O objetivo é que todo o esforço seja efetivo e o seu site obtenha tráfego, conquistando os sistemas de busca e ultrapassando a concorrência.

Para isso, algumas técnicas devem ser utilizadas. Elas não são muito diferentes das táticas tradicionais de SEO, mas devem sempre ser produzidas para o universo mobile.

Claro que um site mobile friendly acaba sendo favoravelmente ranqueado nos sistemas de busca, o que traz uma melhor colocação para sua empresa e mais confiança aos clientes. Pra chegar lá, você deve atentar-se a alguns pontos:

  • palavras-chave: utilizar palavras-chave menores é uma boa dica na hora de otimizar as buscas, já que são mais adequadas ao perfil dos usuários de dispositivos móveis.
  • especificidade e conteúdo: usuários mobile costumam buscar por coisas muito específicas, portanto otimize seu site nesse sentido e facilite o acesso a informações pontuais. Um conteúdo de qualidade, claro, faz toda a diferença.
  • estrutura da página: como falamos acima, é muito importante que a página seja construída de maneira amigável para smartphones e afins, pois isso também vai influenciar em sua relevância numa busca mobile.

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