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Geomarketing e Google Meu Negócio: como fazer o cliente te achar?

A tecnologia pode se tornar a sua principal aliada na busca de clientes para o seu estabelecimento — basta saber quais recursos usar e de que maneira os empregar em suas estratégias. Nesse sentido, um dos principais desafios da atualidade é atrair visitantes para o seu local, algo que pode ser muito facilitado por meio do uso do geomarketing e do Google Meu Negócio.

Essas duas ferramentas são bastante valiosas e se fundamentam na detecção da localização do usuário para permitir que você lhe entregue um conteúdo segmentado. É possível, por exemplo, exibir publicidade do seu estabelecimento somente para quem está nas proximidades.

Além de aumentar consideravelmente a sua probabilidade de sucesso, trata-se de uma iniciativa que lhe ajuda a economizar seus recursos. Afinal, seus esforços estarão dedicados apenas a quem, realmente, tem chances de se tornar um cliente.

Então, quer saber mais sobre essas duas ferramentas? Confira o restante do artigo para conhecer tudo a respeito de geomarketing e do Google Meu Negócio!

O que é geomarketing?

Basicamente, o geomarketing consiste em utilizar critérios de localização ao elaborar as suas estratégias de marketing. Isso envolve aproveitar a ajuda da tecnologia para garantir que você direcione o seu conteúdo às pessoas certas, ou seja, aquelas que moram ou estão passando pela sua região.

Campanhas de geomarketing envolvem todas as ações possíveis que utilizam a localização do usuário como critério de segmentação. E o grau de proximidade pode variar, já que você é capaz de ativar ações focadas em países, estados, cidades, bairros ou até em raios menores que isso. Basta tomar as decisões que mais façam sentido para os seus objetivos e as características do seu público.

Ainda não se convenceu sobre o valor do geomarketing para a sua estratégia? Vejamos então as suas principais vantagens:

Acessível em diversas ferramentas

O geomarketing é um conceito presente na maioria dos canais de marketing. Isso faz com que ele seja altamente versátil, podendo se adaptar a diversos tipos diferentes de campanhas.

Você é capaz de empregar esse recurso ao anunciar no Google ou nas redes sociais, ao disparar e-mail marketing, e vários outros métodos que você considere importantes para o seu negócio.

Monitoramento da concorrência

Todas as possibilidades trazidas pelo geomarketing não precisam, necessariamente, ser aplicadas à localização da sua empresa. Você pode, por exemplo, usar esse conceito para monitorar os seus concorrentes, ficando por dentro da atuação deles e da maneira como os clientes respondem às suas campanhas.

Tal análise fará com que você aprenda mais sobre outros players do seu mercado, e consiga se antecipar em relação a eles.

Acesso a dados estratégicos

Assim como é possível segmentar as suas ações para locais específicos, também é possível aproveitar esses mesmos dados de localização para aprender mais a respeito do perfil do seu público.

Ou seja, você pode detectar padrões, como os locais que mais geram reações positivas às suas campanhas ou como está distribuída a sua audiência em várias regiões. Informações altamente valiosas para enriquecer as suas estratégias.

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é um serviço do buscador que lhe permite inserir todos os dados do seu estabelecimento para que ele seja encontrado com facilidade pelo seu público. Você provavelmente já viu essa caixa de informações no lado direito da interface dos resultados de pesquisa, ao procurar por determinado local.

O funcionamento do Google Meu Negócio é bastante simples: você cadastra todos os dados importantes do seu estabelecimento, podendo alterá-los sempre que necessário. O sistema também conta com uma seção de avaliações, em que o seu público pode deixar elogios e críticas, além de dar uma nota ao seu serviço.

Quer saber mais? Vejamos, a seguir, as principais vantagens de usar o Google Meu Negócio:

Empréstimo da visibilidade do Google

O Google é o site mais acessado do mundo, e pode se tornar o principal direcionador de tráfego para o seu estabelecimento. Basta cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio para contar com a força dele para captar mais clientes e fortalecer a sua imagem.

Quanto mais a sua marca aparece, mais conhecida ela fica.

Garantia de destaque na tela de resultados

Aparecer com boa visibilidade entre os resultados do Google é algo bastante valioso. Você deve ter uma estratégia robusta de SEO para que o seu site sempre figure nos principais links, mas o Google Meu Negócio oferece um atalho eficaz.

Assim, quem busca o seu estabelecimento verá suas informações em grande destaque, independentemente da otimização do seu site.

Facilidade de uso e ajuste

Você precisa alterar o seu endereço? Mudou o seu horário de funcionamento? Não há problema: o manuseio da ferramenta do Google Meu Negócio é bem simples e permite que você faça ajustes como esses com facilidade.

O sistema ainda garante que os dados mais atualizados do seu estabelecimento sempre apareçam para quem procura por ele no Google.

Como explorar o marketing local em seu segmento?

Acerte na segmentação

O principal atrativo do marketing local está em exibir sua publicidade para as pessoas inseridas no contexto certo — no caso, sua localização. Portanto, você precisa se certificar de que esse critério esteja bem definido.

Tenha em mente qual é a área mais estratégica para você explorar, seja uma cidade, um bairro ou mesmo uma rua específica. Isso dependerá dos seus objetivos e das características do seu negócio.

Concentre esforços nos clientes certos

Você já ouviu falar no Princípio de Pareto? Ele se refere a obter boa parte do seu retorno a partir de ações bem concentradas. Isso significa que você deve detectar quais são os tipos de público que mais conseguem trazer resultados para você, e defini-los como prioridade.

O marketing local permite atingir as áreas corretas, mas você tem que saber quais são elas e que retornos elas geram.

Escolha as melhores ferramentas disponíveis

Você já viu acima que uma das vantagens do marketing local é poder contar com diversas ferramentas para conduzir uma campanha como essa. No entanto, essa vantagem traz um desafio: definir quais sistemas você deve usar.

Quanto a isso, leve em consideração as necessidades das suas estratégias, as características do seu público-alvo e as suas metas. Então, utilize os canais de marketing que mais conseguem lhe ajudar a ter sucesso com seus objetivos.

Enfim, como vimos até aqui, o geomarketing e o uso do Google Meu Negócio mostram que é possível obter excelentes resultados ao utilizar as ferramentas certas para as necessidades da sua empresa. Mas isso requer não só a habilidade de captar tendências e novidades inovadoras da área, como também conseguir implementar a melhor abordagem para otimizar seus ganhos.

Então, se você sentir que precisa de ajuda nisso, pode contar com ótimos retornos ao contratar uma agência de marketing digital! Assim, terá acesso a um time completo de especialistas que poderá conduzir as suas ações corretamente.

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