Como fazer marketing no instagram: 10 principais dicas
Como fazer marketing no instagram

Como fazer marketing no instagram: 10 principais dicas

Como Fazer Marketing no Instagram

O Instagram tem conquistado seu lugar como uma das principais redes sociais no mundo. Com um crescimento exponencial — mais de 800 milhões de usuários ativos mensalmente no mundo — o aplicativo tem se tornado um dos principais meios de divulgação das marcas. De acordo com a pesquisa Social Media Trends 2018, mais de 80% das empresas brasileiras investem em marketing no Instagram.

Por isso, se você busca reconhecimento para sua marca, é hora de ficar atento a essa rede social. Afinal, além da grande audiência e da possibilidade de novos clientes, ela também oferece recursos diferenciados para tornar sua estratégia ainda mais eficaz, fortalecendo sua imagem e relacionamento com seu público-alvo.

10 DICAS DE COMO FAZER MARKETING NO INSTAGRAM

1. PUBLIQUE FOTOS E VÍDEOS COM BOA QUALIDADE

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Antes de tudo, o Instagram é uma rede social com foco em imagens. Seus usuários estão ali em busca de conteúdos que os agradem visualmente. Publicar fotos e vídeos de baixa qualidade, com ângulos desfavoráveis e montagens mal feitas pode queimar o filme da sua marca. Portanto, não use fotos ou vídeos tremidos ou desfocados, escolha bons cenários se preciso e use algum software ou aplicativo de edição de fotos para aprimorá-las. Existem diversos na internet, alguns super fáceis de usar. O toque final da sua imagem pode estar no filtro do próprio Instagram que você escolher utilizar. Eles dão uma cara totalmente nova à imagem. Ainda assim, saiba bem qual escolher.

2. UTILIZE CONTEÚDO HUMANIZADO

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Apesar do foco da rede ser a imagem, é importantíssimo usar o texto para se comunicar com seus clientes. Desenvolva conteúdo que faça o seu seguidor se sentir único e especial. Crie uma linguagem, estratégias, ações e produtos para isso. Mostre que você o conhece e sabe do que ele gosta.

3. MANTENHA UM RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Não adianta nada conversar com seu público apenas pelos textos das postagens se você simplesmente ignorar todas as interações dele com sua marca. Por isso, é muito importante responder aos comentários e mensagens que eles deixam no seu perfil. E, para ir ainda mais longe em criar engajamento, curta as publicações de alguns seguidores, siga-os de volta e reposte as fotos dos seus clientes utilizando algum de seus produtos. Além de se aproximar do seu público, serve como prova da qualidade do que você oferece e
de que seus seguidores são defensores da marca.

4. UTILIZAR HASHTAGS

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Elas funcionam como palavras-chave. Ao pesquisar por determinado tema, ou clicar em uma hashtag especifica, o usuário é direcionado para uma página com as publicações que as utilizaram recentemente. Assim, você consegue fazer com que pessoas que compartilham desse interesse cheguem até seu perfil. Além de servir para classificar sua publicação, elas servem para criar uma comunidade em torno da sua marca. Com isso em mente, crie uma hashtag própria. Assim, você consegue fazer com que o público associe aquele assunto à imagem da sua empresa, se tornando referência. Para criar engajamento com sua hashtags, incentive o uso dela pelos usuários oferecendo recompensas.

5. REALIZE PROMOÇÕES

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Oferecer recompensas é uma ótima forma de criar engajamento. Afinal, quem não gosta de ser premiado? Além de criar promoções para incentivar o uso de uma hashtag, você pode oferecer prêmios para alcançar outros vários objetivos. É possível aumentar seu alcance com promoções que tenham como regra o compartilhamento da postagem, ou seguir o perfil do anúncio, marcar amigos nos comentários, entre outras ações.

6. PRODUZA VÍDEOS

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Apesar de a ferramenta estar disponível há um bom tempo, algumas empresas acabam negligenciando-a. Porém, ela é uma ótima alternativa para aproximar marcas e público. Com uma comunicação mais fácil, seja pela linguagem, seja pela evolução tecnológica que permite um acesso cada vez maior ao formato, o vídeo tem apresentado um crescimento enorme. A estimativa é de que, até 2020, 80% do conteúdo consumido online seja audiovisual. Para não ficar para trás, comece agora mesmo a investir em produção de vídeos. Crie conteúdo para o feed, para o Stories e se arrisque também no live! Mas lembre-se, cada uma dessas ferramentas requer um conteúdo específico.

7. UTILIZE O STORIES

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O Stories pode ser um grande aliado para alcançar o maior número de seguidores possíveis.  Diferentemente das postagens do feed, que podem ser ocultadas para alguns usuários, o Stories fica disponível para todos seus seguidores. Além disso, por ser um conteúdo mais curto, é fácil de consumir e produzir. Crie conteúdo dinâmico e interativo para obter resultados ainda melhores da sua estratégia de marketing no Instagram.

8. PUBLIQUE COM FREQUÊNCIA

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Ter uma periodicidade é essencial para não cair no esquecimento. Afinal, quem não é visto não é  lembrado. E, se você deixar seu perfil abandonado por um tempo, seus seguidores definitivamente esquecerão de você. Sem falar que os novos usuários que chegarem até seu perfil e notarem que
você não posta há algum tempo poderão deixar de segui-lo por acreditarem que a página esteja inativa.
Para ter um controle de postagens, crie um calendário de publicações. Porém, não tenha medo de sair da rotina para criar conteúdo sobre assuntos recentes.

9. INVISTA EM ANÚNCIOS PAGOS

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Uma outra forma de alcançar novos seguidores é investindo em anúncios pagos. Ao patrocinar uma publicação, tanto do feed quanto do Stories, ela aparece para usuários que não são seguidores do seu perfil. Para que você não perca tempo e dinheiro, assim como o Facebook, o Instagram Ads faz a segmentação de usuários para exibir sua publicação apenas para quem tem interesse em assuntos ou
produtos similares ao da sua marca.

10. ACOMPANHE SUAS MÉTRICAS

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Regra básica de qualquer estratégia de marketing, acompanhar seus resultados é fundamental para saber o que está funcionando ou não. E, com as métricas disponíveis pelo Instagram para empresas, você consegue saber qual o horário ideal de postagem, qual o seu público-alvo, qual tipo de conteúdo gera mais engajamento, entre outras informações. Com esses dados em mãos, você pode aprimorar suas ações de maneira contínua.

Gostou do artigo sobre como fazer marketing no instagram? Deixe seus comentários! Até a próxima!

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Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

Este post tem 2 comentários

  1. Ótimo artigo, gostei muito das dicas, estou tentando fazer o meu Instagram bombar. Já vou por em prática as dicas.

    1. Gutemberg Fernandes

      Que bom que gostou Ana! Obrigado pelo comentário e boa sorte no seu projeto!!

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