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5 Sinais de que sua empresa precisa de Automação do processo de vendas

Em tempos de crise, concorrência voraz e mercados cada vez mais competitivos, automatizar processos pode ser um grande diferencial competitivo para sua empresa ou para o seu negócio. Quando falamos em vendas, esta questão ganha ainda mais importância. Vamos falar aqui da automação do processo de vendas mas antes, precisamos deixar claro uma coisa:

A automação do processo de vendas começa muito antes da finalização da venda

 

Sim. Muitas empresas entendem que esta automação se dá apenas para o momento da venda em si e que isso pode ser resolvido com a implementação de um software. Assim, quando uma venda é realizada, um item do estoque é retirado (se for o caso), credita-se o caixa, emite-se a nota, etc. E desta forma, acreditam possuir uma automação no processo de vendas.

Ocorre que, para vender para alguém que ainda não é seu cliente, a empresa precisa cumprir algumas etapas, que vão muito além da venda em si, que são:

  1. Atração
  2. Conversão
  3. Relacionamento
  4. Vendas
  5. Análise de Resultados

Repare que dos 5 passos acima descritos, só vamos falar em vendas efetivamente apenas no quarto passo.

Já falamos aqui no blog sobre a importância de você conhecer o comportamento do consumidor atual, que, antes de comprar qualquer coisa, recorre à internet para obter informações precisas sobre o que está querendo. 

E é exatamente aqui que queremos chegar. Imagine automatizar o processo desde o momento que alguém fosse pesquisar por seu produto até o momento da venda. Imaginou? Certamente isso lhe colocaria em um patamar diferente de seus concorrentes que ainda não tem.

Note: O consumidor pesquisa, estuda, quer informações, quer se relacionar com a empresa para aí sim,  ter segurança na hora da compra. Se sua empresa aparece pra ele apenas como mais um anúncio e não como alguém que lhe fornece informações, é hora de repensar sua estratégia. 

 

automação de vendas

Pensando nisso, elaboramos uma lista com 5 sinais de que sua empresa pode precisar de uma automação em seu processo de vendas:

  1. Desperdício de dinheiro tentando vender para quem não compra

    Aqui um problema que acompanhamos muito. Empresas que não conseguem definir um público alvo para impactar e acaba gastando dinheiro com quem não tem o mínimo interesse em seu produto ou serviço.


    2. Desperdício de dinheiro com ações que não trazem resultados

    Muitas empresas se baseiam no que seu concorrente está fazendo, para poder copiar. É o que chamamos de marketing de repetição. Mas e se ele estiver fazendo errado? Daremos um exemplo aqui: PANFLETAGEM. Esta ação pode até funcionar para alguns tipos de negócio, mas você já viu se funciona para o seu? Conseguiu medir quantas pessoas se tornaram clientes de sua empresa porque pegaram um panfleto? Importante lembrar que a maioria das pessoas não gostam nem um pouco de receber panfletos. As gerações mudam e com elas mudam o comportamento. As pessoas hoje tem preocupações que vão muito mais além, por exemplo, a preocupação com meio ambiente, com a limpeza da cidade. Por que sua empresa vai repetir ações que podem se voltar contra ela através de um desgaste em sua imagem?

    3. Alto custo de aquisição de um cliente

    Certamente não adianta muito vender se o custo para a realização daquela venda for maior do que o valor retornado. Escrevemos um artigo aqui no Blog onde detalhamos esse assunto. Veja Aqui, vale muito a pena a leitura.

    4. Insegurança para investir em campanhas

    No momento em que as vendas caem um sinal de alerta é ligado. Neste momento uma das ações a serem tomadas pode ser a criação de alguma campanha para a conquista de novos clientes. Mas se sua empresa não tem claro pra quem ela vende, ela pode cometer o erro descrito no primeiro item. A partir daí qualquer ação de marketing que se tenta tomar torna-se um pesadelo. O empresário sabe que precisa, já viu cases de sucesso de empresas que conseguiram porém, não sabe fazer, da última vez que tentou não deu certo mas mesmo assim repete o erro, levando sua empresa a se aproximar cada vez mais do que chamamos de ciclo da falência.

    5. Desperdício de tempo com retrabalhos

    Quando não se tem um processo automatizado, o risco de sua empresa perder tempo com retrabalhos é enorme. E tempo é dinheiro. Por exemplo, se determinado prospect não está pronto ainda para comprar e você, por falta de informação do momento deste prospect, acaba lotando sua caixa de emails com ofertas e mais ofertas, certamente ele nem se dará mais o trabalho de abrir seus emails. Porém, você seguirá mandando. Ocupando o tempo de sua equipe para tentar vender para quem não vai comprar. Quando você faz a automação do seu processo de vendas, você consegue ver com muita clareza em que momento cada prospect seu está, entregando pra ele o conteúdo adequado de acordo com seu momento. Assim você fideliza sua audiência, gera valor para o seu negócio, conduz seu prospecto pela jornada de compra e consegue fechar mais negócios.

Se tem alguma dúvida sobre como funciona uma automação de processos de venda, veja neste artigo.

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