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As tendências do e-commerce Brasil para 2014

e-commerce brasil

Olá pessoal!

Neste artigo vamos abordar um tema que tem despertado muito interesse naqueles empresários que pretendem se lançar na internet para comercializar seus produtos ou serviços: E-commerce. Mais especificamente E-commerce Brasil.

Vamos falar aqui antes de nos aprofundarmos em assuntos mais técnicos em posts futuros, sobre o crescimento do comércio eletrônico no Brasil e principalmente:

As tendências do e-commerce Brasil para 2014

Você que de repente pensa em comercializar seus produtos ou serviços pela internet este ano é importante, antes de ter uma loja virtual em produção propriamente dita, conhecer as tendências desse mercado que pretende entrar. Não se aventure. PLANEJE!

Para tanto é preciso conhecer o contexto geral do e-commerce Brasileiro e quais são as perspectivas para 2014.

Faturamento do E-commerce Brasileiro:

2011 – 18,7 bilhões

2012 – 22,5 bilhões

2013 – 31 bilhões (número ainda não oficial)

E como será 2014?

Como puderam ver, o crescimento do e-commerce brasileiro nos últimos anos foi muito maior que o crescimento econômico do país. Porém, para o ano de 2014, é importante analisarmos alguns aspectos que influenciarão diretamente em nossa cambaleante economia. É sabido por todos que será um ano atípico para o Brasil. Copa do mundo e eleições exercerão uma influência direta no varejo segundo economistas.

O comércio eletrônico brasileiro deve entretanto, ainda ter um crescimento maior que a economia nacional então, as dicas que passaremos aqui servirão para você driblar alguns cenários negativos e desfavoráveis para obtenção de sucesso em sua loja:

MARKETING DIGITAL PARA E-COMMERCE

A tendência do marketing digital para e-commerce em 2014 passa necessariamente por um aspecto importantíssimo : PERSONALIZAÇÃO.

Personalizar seu conteúdo, ofertas, produtos, entregas, campanhas de e-mail marketing e de marketing em geral, serão ainda mais exploradas neste ano.

Cito como exemplo as lojas que vendem camisetas personalizadas. O cliente primeiro escolhe a estampa para depois a peça ser produzida. Este modo de operar, ou seja, vender para depois produzir, será uma tendência para 2014.

Se seu produto não for uma camiseta personalizada por exemplo, pense de que forma você pode adotar este modelo de operação para seu e-commerce. Desta maneira você certamente terá mais facilidade em PERSONALIZAR seu produto podendo atender cada vez mais individualmente e conhecer ainda melhor seu cliente, podendo traçar estratégias futuras de acordo com seu comportamento.

MAIOR VARIEDADE DE CANAIS ONLINE

O consumidor online está em todo lugar e nos horários vais variados possíveis. Atingi-lo com suas ofertas e produtos se tornará um desafio ainda maior. Ainda mais porque para este ano, a tendência do uso de MOBILE para realização de compras online é ainda maior.

Este perfil do consumidor exige que sua loja esteja em vários canais online ao mesmo tempo e todos eles com preparação para venda. É preciso “cerca-lo” de todos os lados sem parecer ser invasivo. É preciso marcar presença não só a partir do site/loja, mas nos mais variados canais.

MÍDIAS SOCIAIS

Fazer bom uso das mídias sociais para engajar o cliente à sua marca é ainda um diferencial muito grande para qualquer e-commerce. Veja se o comportamento de sua empresa nas redes sociais é adequado. Em caso de dúvidas veja este artigo em que falo justamente sobre isso.

MAIOR OFERTA DE FRETE GRÁTIS

Um dos maiores fatores de conversão em um e-commerce. A maioria dos consumidores online selecionam suas compras a partir do oferecimento ou não do frete grátis.

Mas aqui cabe uma observação importante. Planeje-se! Cuidado para que o frete grátis não vire sinônimo de prejuízo. Tente aplica-lo somente em produtos com boa margem.

CRESCIMENTO MOBILE

2014 chega com a promessa de ser o ano do mobile. Portanto, se sua loja ainda não tem estrutura para vendas em dispositivos mobile, reveja URGENTEMENTE seu projeto. Veja se sua loja possui um layout RESPONSIVO. Talvez ainda não seja tão relevante nos dias de hoje mas será fundamental para um futuro bem próximo.

É isso amigos, nos veremos mais a frente com mais artigos sobre e-commerce e outros temas do Blog.

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Abraços!

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