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Como ver e provar o retorno das ações de Marketing Digital no curto prazo

Dia de assunto polêmico por aqui. Será que é possível perceber o retorno das ações de Marketing Digital no curto prazo? 

Embora muitas pessoas digam que não, é preciso reconhecer uma verdade absoluta sobre o tema: existe um grande diferencial nessas estratégias em relação a qualquer outro tipo de ação.

Qual? A possibilidade de mensurar todos os resultados, até em tempo real. Com esse poder de medir, de ver os números, se ampliam as oportunidades. 

Tanto de testar, errar e acertar depois quanto de mudar o rumo de uma campanha com mais rapidez. Dá para sentir a resposta do público ali, no ato!

Por isso, as ações de Marketing Digital se fortalecem, assim como esse mercado como um todo.

Afinal, ele acelera o processo de geração de receita a partir do uso de um mix de canais online e estratégias específicas para cada um deles.

Confira detalhes na sequência e reflita sobre o assunto!

Desafios existem, mas o retorno também

Bom, é preciso falar sobre os desafios existentes quando trabalhamos com um processo contínuo de mensuração de resultados.

O principal deles é a interpretação. Como podemos identificar o retorno alcançado com as ações de Marketing Digital do jeito certo?

Calcular o ROI é a chave para provar o retorno das iniciativas. É comum ver o Retorno sobre o Investimento apenas no final do funil de vendas, ou seja, na receita final. 

Só que, muitas vezes, o topo do funil é tão importante quanto à análise desse resultado final. 

Portanto, o ROI deve ser trabalhado em todas as etapas, de acordo com cada objetivo. Para isso, é preciso considerar três fatores importantes:

1) Dados são diferentes de informações nas ações de Marketing Digital

Sempre vale reforçar essa questão. Afinal, não adianta você utilizar todos os dados que tem disponível, se eles não fazem sentido para a sua empresa. 

Relatórios mais enxutos para demonstrar o ROI também podem ajudar a entregar informações mais relevantes.

Ele não existe apenas para provar resultados, mas para direcionar os próximos passos. 

Os resultados de ROI são determinantes para identificar quais são os pontos de melhoria na operação e concluir por onde seguir nos próximos passos.

Assim, o relatório de resultados deve ser focado no que seu público precisa saber e de que forma tem reagido às suas ações de Marketing Digital.

Likes, pageviews e impressões são importantes, mas não são métricas de negócio. Ou seja, não mostram efetivamente o resultado (financeiro) de cada iniciativa.

Então, foque sempre no ROI e no impacto para o negócio. Se você ainda não consegue encontrar o ROI para suas campanhas e para o trabalho de Marketing como um todo, confira abaixo a Calculadora de ROI.

Essa é a ferramenta ideal para ter uma visão completa das suas taxas e garantir previsibilidade.

2) Recomendações e indicações

Essas duas ações de Marketing Digital são práticas para gerar resultados no curto prazo e que devem estar sempre no seu radar.

Quando se pensa em geração de receita, esse é um objetivo sempre visto no curto espaço de tempo. 

E, se há uma estratégia ainda pouco explorada pela maioria das empresas, é o pedido de indicações.

A partir do momento que há um contato com sua base de clientes fiéis, que já deram algum tipo de feedback positivo sobre seus produtos ou serviços, fica mais fácil conseguir indicações.

Elas devem ser, preferencialmente, de contatos próximos a eles, que podem fechar uma compra no menor espaço de tempo possível.

Na comparação com o seu processo de aquisição tradicional, é fácil perceber que conquistar clientes a partir de indicações torna todo o custo de aquisição mais barato. 

O relacionamento com esses contatos é mais direto e já conta com uma referência de alguém conhecido que recomenda a sua empresa.

3) Auditoria de conteúdo é uma das ações de Marketing Digital com foco na estratégia

Depois, outra forma de otimizar os resultados é partir do que está pronto. Já vimos que Marketing de Conteúdo é uma das formas mais importantes para atrair o público.

Assim, se gera uma base de contatos, podendo levar os leads por uma jornada de relacionamento até o momento de compra. 

Mas, no curto prazo, como podemos otimizar essa estratégia pensando também na geração rápida de receita?

Um dos caminhos mais utilizados, que consegue trazer um alto nível de retorno, é a auditoria de conteúdo. 

Essa auditoria consiste em fazer um mapeamento e análise do que já existe e está publicado nas suas páginas, para encontrar as principais oportunidades de melhoria.

Dessa forma, focando em SEO, você pode encontrar conteúdos que estão posicionados fora da primeira página dos resultados para determinadas palavras-chaves que são relevantes para o seu público. 

Então, poderá selecionar esses conteúdos e trabalhar em formas de otimização. Com isso, traz um resultado mais rápido quando comparado à criação de um novo material ou conteúdo, por exemplo.

Por isso, essa é uma das ações de Marketing Digital focada em aproveitar aquilo que já existe e que sua empresa tem em mãos.

Sendo assim, é uma forma importante de encontrar novas oportunidades. Mas, ainda dá para ir além, quando se pensa no objetivo principal de geração de receita.

Nesse caso, o foco deve estar no trabalho de otimização nos conteúdos com maior potencial de retorno. Pense, então:

  • Quais deles levam para suas páginas de contato e geram mais oportunidades de vendas?
  • Em quais espaços você pode indicar novos materiais e conteúdos?
  • Em quais canais pode divulgar novamente as atualizações feitas?
  • Pode fazer parcerias com alguém relevante no mercado que traga visibilidade para essas páginas?

Próximos passos nas suas ações de Marketing Digital

Com os passos acima e com as respostas a esses questionamentos do item 3, você vai conseguir ampliar ainda mais sua visão.

Tanto sobre outras ações de Marketing Digital que poderá fazer com foco em melhores taxas de ROI dentro da área.

Quanto para melhorar processos internos de Marketing ou vendas que contribuam para a conversão no curso prazo.

Lembre-se que por mais que você possa fazer muito “in house” ter a ajuda de profissionais especializados por fazer toda a diferença. 

Podemos te ajudar. Agende sua reunião e fique ligado nas nossas redes sociais para ter acesso a outras dicas e estratégias que fazem a diferença. Até logo!

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