Facebook Ads: como elaborar uma estratégia eficiente?

Facebook Ads: como elaborar uma estratégia eficiente?

Investir em mídia paga é uma das principais alternativas para as empresas que desejam melhorar seus resultados de negócio. Dentre todas as opções de investimento na web, o Google AdWords e o Facebook Ads são as duas mais utilizadas.

No entanto, não é tão simples assim ter um bom retorno sobre investimento. No post de hoje, mostraremos como o Facebook Ads funciona com 5 dicas matadoras para tornar sua campanha um sucesso. Confira!

Como o Facebook Ads funciona?

O Facebook Ads é o nome dado, pela rede social de Mark Zuckerberg, ao seu sistema de mídia paga. É uma das opções mais eficazes do mercado pois tem, em relação às outras, dois diferenciais: os formatos e a segmentação.

O Facebook Ads oferece aos anunciantes uma grande variedade de formatos para os anúncios, que vão além da simples combinação entre uma imagem e um texto. Em segundo lugar, há a segmentação que traz diversas opções para os anunciantes, que podem escolher quem desejam impactar com base no perfil do público.

Esse segundo ponto, inclusive, é o que torna o Facebook Ads muito diferente das outras plataformas de mídia na web. Isso acontece pois a ferramenta usa as informações que as pessoas compartilham na rede social como insumo para a segmentação das campanhas.

Ou seja, é possível escolher apenas usuários com determinado estado civil, que gostam de determinado assunto, que estão esperando o primeiro filho ou, até mesmo, que estejam planejando uma viagem. As possibilidades são infinitas.

Como fazer uma campanha de sucesso no Facebook Ads?

Use o Power Editor

Power Editor é o nome da ferramenta de gestão profissional de anúncios do Facebook Ads. Ela permite que sejam feitas, de forma ágil, ações comuns, como criar, alterar e duplicar campanhas. Para tornar a rotina de gestão dos anúncios mais produtiva, é fundamental trabalhar com o Power Editor.

Tenha como base a estratégia do funil de vendas

A compra de mídia no Facebook faz parte do que se chama Inbound Marketing. Essa metodologia entende que é preciso criar um relacionamento com o usuário antes de vender para ele.

Por conta disso, na hora de fazer suas campanhas, lembre-se de que não adianta tentar vender algo para quem ainda não conhece sua marca. Aproveite o esforço para se aproximar desses usuários, gerar um relacionamento e vender apenas quando for a hora certa.

Segmente bem sua audiência

O Facebook Ads é, sem dúvida, a melhor plataforma para segmentação de audiência pois, como falamos acima, oferece diversas opções para um direcionamento muito eficiente.

Portanto, na hora de fazer suas campanhas, estude bem seu público-alvo e conheça a fundo como funcionam os recursos oferecidos pela ferramenta. Só assim será possível tirar o máximo proveito da estratégia.

Instale em seu site o pixel do Facebook Ads

O pixel do Facebook, assim como a tag de retargeting do Google AdWords, é um pequeno pedaço de código que serve, entre outras coisas, para contabilizar as conversões realizadas em seu site a partir da campanha de mídia paga.

Com sua instalação, fica muito mais simples mensurar a efetividade das campanhas. Além disso, ele serve também para você criar uma lista de retargeting no Facebook Ads ou um público semelhante para trazer ainda mais pessoas com potencial de conversão para seu site.

Não tenha como meta o aumento dos fãs da página

Por fim, uma dica que nasce de um erro muito comum entre empresas que investem no Facebook Ads. Lembre-se de que, apesar de ser na rede social, esse é um investimento em mídia paga e, portanto, precisa trazer resultado de negócio para a empresa. Ou seja, aplicar seu orçamento para aumentar a base de fãs da companhia na rede social não é um bom negócio.

Conseguir bons resultados com Facebook Ads não é uma tarefa fácil. Por isso, consideramos fundamental saber como a plataforma funciona e de que forma ela pode ser utilizada com mais eficiência.

Esperamos que essas dicas sirvam para melhorar a qualidade da sua estratégia. Ah, e se você gostou do conteúdo, compartilhe-o também nas suas redes sociais e ajude seus amigos a ficarem por dentro desse assunto!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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