Experiência do usuário: 3 motivos para investir em UX no seu site

Experiência do usuário: 3 motivos para investir em UX no seu site

Você já ouviu falar da importância da experiência do usuário? E conhece as diferenças entre UX design e UI design? Não? Então pode ser que você esteja perdendo muitas vendas.

Quer ficar por dentro de como o design UX e UI podem ajudar a elevar a categoria da sua empresa na visão dos clientes? Leia o post e confira três motivos para entender porque você precisa investir agora mesmo em UX no seu site!

experiência do usuário UI design UX design

Entenda a diferença entre UX design e UI design

O chamado UX design — user experience design ou design de experiência do usuário — é o ato de projetar um produto, ou um site, tendo em mente oferecer ao usuário a melhor experiência possível.

Isso significa que o processo de UX design tem de ser preparado desde o início com base em pesquisas acerca do público-alvo, passando pelas necessidades a serem supridas até o produto final.

Tudo sempre pensando no funil de vendas e nas etapas de interação com o usuário:

  • atração;
  • consideração;
  • decisão;
  • conversão;
  • satisfação.

Já o UI design — user interface design ou design de interface do usuário — seria o próprio projeto de plataforma pela qual o usuário vai interagir.

Após a estruturação viabilizada pelo processo de UX design, o UI design é responsável por transformar os dados obtidos em uma plataforma personalizada, que atinja os objetivos estipulados.

UX e UI não estão em oposição, muito pelo contrário, são aliados e devem caminhar juntos para apresentar soluções.

experiência do usuário UI design UX design

As relações online encurtaram as interações entre comprador e vendedor, por isso, hoje é importante criar um ciclo de relacionamento com o cliente, oferecendo conteúdo relevante, apresentando respostas e criando um vínculo mais duradouro, que liga emocionalmente cliente e marca.

Confira 3 motivos pelos quais você deve investir em UX

1. Promoção da marca

Quanto mais acessível e útil for a solução oferecida por uma empresa, maiores são as chances do cliente compartilhar sua experiência de uma maneira positiva e voltar a consumir produtos e serviços.

Assim, vão aumentar os acessos às suas plataformas online, o tempo médio gasto nelas, e, consequentemente, as compras, gerando naturalmente o aumento do Retorno Sobre Investimento (ROI).

2. Redução de custos

Uma das grandes vantagens em investir em experiência do usuário é a redução de custos.

Ela virá de diferentes maneiras, pois, quanto mais um site é concebido levando em consideração a forma como ele será utilizado e seus objetivos para com o cliente, menos os serviços de suporte técnico e assistência ao consumidor serão solicitados, poupando o cliente de desgaste pessoal e economizando recursos financeiros.

3. Valorização da empresa

Com o desenvolvimento tecnológico cada vez mais acelerado, uma boa estratégia de Inbound Marketing se faz fundamental para o sucesso nas interações dos clientes com as empresas.

Grande parte desse sucesso é atribuído ao UX design. Ele ajuda a empresa a crescer e ser reconhecida como uma parceira na solução de problemas, além, é claro, de valorizar sua imagem e ações.

Se você quer ter mais ideias sobre como projetar suas vendas online por meio da otimização da experiência do usuário, e se tornar referência perante seus clientes, assine nossa newsletter!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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