Você já ouviu falar da importância da experiência do usuário? E conhece as diferenças entre UX design e UI design? Não? Então pode ser que você esteja perdendo muitas vendas.
Quer ficar por dentro de como o design UX e UI podem ajudar a elevar a categoria da sua empresa na visão dos clientes? Leia o post e confira três motivos para entender porque você precisa investir agora mesmo em UX no seu site!
Entenda a diferença entre UX design e UI design
O chamado UX design — user experience design ou design de experiência do usuário — é o ato de projetar um produto, ou um site, tendo em mente oferecer ao usuário a melhor experiência possível.
Isso significa que o processo de UX design tem de ser preparado desde o início com base em pesquisas acerca do público-alvo, passando pelas necessidades a serem supridas até o produto final.
Tudo sempre pensando no funil de vendas e nas etapas de interação com o usuário:
- atração;
- consideração;
- decisão;
- conversão;
- satisfação.
Já o UI design — user interface design ou design de interface do usuário — seria o próprio projeto de plataforma pela qual o usuário vai interagir.
Após a estruturação viabilizada pelo processo de UX design, o UI design é responsável por transformar os dados obtidos em uma plataforma personalizada, que atinja os objetivos estipulados.
UX e UI não estão em oposição, muito pelo contrário, são aliados e devem caminhar juntos para apresentar soluções.
As relações online encurtaram as interações entre comprador e vendedor, por isso, hoje é importante criar um ciclo de relacionamento com o cliente, oferecendo conteúdo relevante, apresentando respostas e criando um vínculo mais duradouro, que liga emocionalmente cliente e marca.
Confira 3 motivos pelos quais você deve investir em UX
1. Promoção da marca
Quanto mais acessível e útil for a solução oferecida por uma empresa, maiores são as chances do cliente compartilhar sua experiência de uma maneira positiva e voltar a consumir produtos e serviços.
Assim, vão aumentar os acessos às suas plataformas online, o tempo médio gasto nelas, e, consequentemente, as compras, gerando naturalmente o aumento do Retorno Sobre Investimento (ROI).
2. Redução de custos
Uma das grandes vantagens em investir em experiência do usuário é a redução de custos.
Ela virá de diferentes maneiras, pois, quanto mais um site é concebido levando em consideração a forma como ele será utilizado e seus objetivos para com o cliente, menos os serviços de suporte técnico e assistência ao consumidor serão solicitados, poupando o cliente de desgaste pessoal e economizando recursos financeiros.
3. Valorização da empresa
Com o desenvolvimento tecnológico cada vez mais acelerado, uma boa estratégia de Inbound Marketing se faz fundamental para o sucesso nas interações dos clientes com as empresas.
Grande parte desse sucesso é atribuído ao UX design. Ele ajuda a empresa a crescer e ser reconhecida como uma parceira na solução de problemas, além, é claro, de valorizar sua imagem e ações.
Se você quer ter mais ideias sobre como projetar suas vendas online por meio da otimização da experiência do usuário, e se tornar referência perante seus clientes, assine nossa newsletter!