No conteúdo anterior vimos as etapas de construção do mapa da empatia para que você comece a conhecer melhor seu público-alvo. Se você não viu o conteúdo anterior, clique aqui para se atualizar e não se perder na elaboração do primeiro passo

Ok, agora que você já conhece a estrutura do mapa e já está com as perguntas definidas, chegou a hora de encaminhá-las ao seu público. Mas aí vem a questão:

Ora, se eu nem sei ainda quem é meu público-alvo como e pra quem vou encaminhar essas perguntas?

Ótimo! A questão aqui é: Público é diferente de público alvo!

O objetivo deste mapa é refinar o público que você já certamente tem, ou ainda, refinar o público que você imagina que irá atender. Vamos lá:

Quando já temos um negócio ou quando estamos pensando em montar um, com certeza temos uma ideia, ainda que não tão aproximada, do público que atendemos ou iremos atender. Ocorre que muitas vezes, esse público é muito heterogêneo, ou seja, você não consegue “acertar a mão” na hora de se comunicar com ele. E é exatamente aí que entra o grande diferencial: A SEGMENTAÇÃO!

“Não tente se comunicar com todo mundo. Tente se comunicar de uma maneira que atraia o público-alvo e afaste as pessoas que não importam. O conteúdo deve ser hostil para quem não precisa. Afaste todo mundo que não seja seu público-alvo”. (Eben Pagan)

Assim, separamos algumas dicas de como coletar esses dados:

Email

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Você pode começar mandando um e-mail para sua lista clientes. Não seja muito formal. Mande no máximo 3 perguntas. Selecione aquelas que você julga ser as mais importantes para o refinamento de seu público.

Uma observação importante: Você não precisa ter milhares de emails para inciar esta pesquisa. Um universo de 20 a 30 pessoas já pode te dar um retrato bem mais nítido de quem é seu público alvo. Com uma simples pesquisa como essa, você passa a ter um norte e a publicar conteúdo mais relevante para o seu público.

Redes Sociais

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Comece a visitar as fan pages de seus concorrentes. Afinal, vocês tem público alvo em comum. comece a acompanhar o comportamento dessas pessoas dentro do Facebook quando se relacionam com a Fan Page concorrente. Isso certamente te dará vários insights.

As pessoas costumam expor seus sonhos e vontades nas redes sociais e coletar isso pode ser de grande valia para sua estratégia.

Seu site ou Blog

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Coloque enquetes em seu site. Ofereça alguma recompensa para quem responder. Você pode também escrever um artigo “disfarçado” de pesquisa e solicitar que as pessoas comentem. Você terá excelentes informações coletadas.

Google Drive

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Uma ferramenta bem simples e que muitos desconhecem. É excelente para criar formulários. Basta acessar :

https://drive.google.com

Clique em “criar” e depois “formulário”. Aí é só seguir o passo a passo. Você ganhará um link que poderá ser divulgado em qualquer lugar.

Seus dados ficarão armazenados em um documento Google Drive. É bem fácil de usar!

 

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Até a próxima!

 


Gutemberg Fernandes
Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

Conexão Agência Digital

    2 Comentários para "[Conexão em 1 minuto] – Público-alvo – Mapa da empatia: Coleta de dados"

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