Nos conteúdos anteriores nós entendemos a importância do mapa da empatia para a definição e comunicação com o seu público-alvo. Sabemos, então, a essa altura, qual a percepção que nosso público-alvo tem do nosso produto. Sua pergunta agora deve ser: “Como vou me relacionar com ele?” Bom, antes de responder essa pergunta, te faço outra: quem é ele? qual o nome dele? qual a idade dele? onde ele mora? qual o seu gênero? qual o seu trabalho? qual o seu poder econômico? quais seus hobbies? tem filhos? quem é a sua persona?

Mas, espera.. o que é Persona?

Persona é o seu cliente típico, criar um nome fictício pra ele é uma maneira de facilitar a sua aproximação com ele na hora de escrever um artigo, por exemplo, mas o que realmente é relevante é o seu comportamento de compra, seu hábito na hora de fechar um negócio. A sua persona pode ser, por exemplo, a Fátima, que adora tudo sobre crianças e enche os filhos de mimos, vê vídeos de bebês e pesquisa dicas de educação, brincadeiras de incentivo ao desenvolvimento etc, e seu hábito de compra consiste em se convencer de que um brinquedo x vai ajudar seu filho mais velho a não sentir ciúme do recém-nascido, ou o que ela entenda que seja relevante para eles.

Persona

Como eu posso criar a minha Persona?

Respondendo a perguntas simples e objetivas, que a princípio podem apresentar respostas bem abertas e subjetivas, porém, tente ao máximo lapidar essas características da sua persona até ter uma maior precisão de quem é realmente a pessoa que quer conhecer sua marca e, principalmente, compra-la.

persona

Que perguntas são essas? 

  • Gênero: Feminino – Masculino – os dois – outros – indiferente
    Renda: Classe A, B, C – indiferente
    Faixa etária: +25 / -25 / +50 / indiferente
  • Profissão: Fotógrafo – padeiro – fazendeiro – designer – executivo – indiferente
  • Dia-a-dia: Inovador, empreendedor, formador de opiniões, engraçado, procura crescimento profissional, etc
  • Preocupações: Crescer e não suprir a demanda, investir e não ter retorno, emagrecer e engordar rapidamente, dietas exageradas, etc
  • Inspirações: Crescimento profissional, credibilidade, ter uma vida saudável, auto-estima, falar vários idiomas, viajar, ser confiante, etc
  • Quais serviços seu cliente precisa? Limpeza de pele regular, programa de fidelidade que o permita ter desconto em futuros serviços, Website voltado para conversão, etc
  • Quais suas aspirações? Ter mais tempo livre, qualidade de vida, sucesso profissional, a casa dos sonhos, se vestir bem, etc
  • Como preferem ser atendidos? Por telefone, por e-mail, por skype, através das redes sociais? de forma rápida, objetiva ou aprofundada, com tempo para conversarem, discutirem e juntos chegarem a uma conclusão?
  • Que tipo de relação esperam? Apenas uma compra, uma relação duradoura de confiança, parcerias, troca de informação, etc
  • Por quais valores estão dispostos a pagar? Qualidade do produto, resultado comercial, preço, tempo de espera, tempo de vencimento?
  • Como é o seu comportamento Digital? Diário? semanal? olham apenas as redes sociais? checam o e-mail com frequência? acompanham blogs? são usuários assíduos do youtube? Gostam de imagens digitais?

Respondam o máximo que puderem e com o maior número de detalhes possível. Depois de respondido, vocês podem analisar as informações mais relevantes e colocar uma cara para essa persona, esse alguém que começara a acompanhar sua marca na internet. Pra facilitar, vamos apresentar duas personas que consideramos as mais relevantes para o nosso negócio, que nasceram a partir desse questionário que mostramos pra vocês. Lembrando que você pode ter uma, duas e até mais personas a depender do negócio, mas quanto mais definido isso for, mais fácil e efetivo se torna o processo de relação até a compra que você iniciará com ele.

Conheçam então o Roberto: 

Roberto Teixeira – Empresário, casado, dois filhos, 38 anos, possui um pequeno empreendimento. Seu sonho é ser reconhecido por seus familiares e amigos como um empresário de sucesso, porém as dificuldades em manter seu empreendimento o atormenta e ele busca se
informar de todas as maneiras para saber como pode melhorar seu negócio, fazê-lo ficar mais lucrativo e menos trabalhoso, para que sobre mais tempo para ele ficar sua esposa e filhos (problema).

E a Renata:

Renata Campos  Empresária, casada, dois filhos, 34 anos, possui um
pequeno empreendimento. Seu sonho é fazer deste empreendimento muito
lucrativo porém, as dificuldades do dia a dia a impede de pensar
estrategicamente em seu negócio pois precisa também de tempo para cuidar
dos filhos e fazer inúmeras tarefas ao mesmo tempo. Ela sabe que isto dificulta
o crescimento de seu negócio mas não vê muita saída para resolver esta
situação (problema).

Algumas destas situações te representa?
Repare como criamos pontos de conexão para resolver os problemas de nossas
personas, buscando informá-las sobre como a internet pode transformar seus
negócios, fazendo-os ficar mais automatizados (tempo), mais lucrativos
(dinheiro), para que possam ficar mais tempo com sua família (prazer).

Agora que você já sabe definir a persona de seu negócio, mão na massa, qualquer dúvida nos mande e-mail (contato@conexaoagencia.com.br) e compartilhe com a gente essa pessoa que você sabe que precisa do seu produto ou serviço, a sua persona. Obrigado e até amanhã!


Gutemberg Fernandes
Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

Conexão Agência Digital

    1 Comentário para "[Conexão em 1 minuto] – Público-alvo: Criação da Persona"

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