Comportamento do consumidor: como vender para os millennials?

Comportamento do consumidor: como vender para os millennials?

Quando o comportamento do consumidor é analisado minuciosamente pelo vendedor, com o objetivo de entender o perfil de compras ou o que é desejado, estamos falando de marketing comportamental. Trata-se de um ponto crucial para recomendar o produto mais adequado a cada pessoa.

Esse tipo de compreensão do público ajuda na concretização de mais vendas e, até mesmo, na fidelização de clientes — cada vez mais importantes hoje em dia, não é? Isso vale especialmente quando o assunto é a geração mais jovem, os chamados millennials.

Para que você entenda melhor as características dessa geração e suas formas de consumo, preparamos o post de hoje. Confira!

Por dentro das características da geração Y

comportamento do consumidorConhecido como geração Y (ou millennials), este grupo, formado por crianças e adolescentes, já desperta a curiosidade por seus comportamentos e hábitos de consumo. A geração é positiva em relação à economia, acredita que dias melhores virão.

Seus integrantes não são excessivamente patriotas. São desprendidos de religião e têm a mente aberta em relação à sexualidade.

Mas o principal: são altamente conectados. Essas pessoas não sabem como é o mundo sem tecnologia, o que faz com que queiram tudo a uma velocidade maior, pois são acostumadas a fazer mil coisas de uma vez só.

O comportamento do consumidor na geração Y

Não se trata de rotular esse grupo de acordo com a sua faixa etária. O grupo, de fato, apresenta características especiais, o que inevitavelmente tem a ver com a tecnologia e o tipo de comunicação da época em que nasceram.

Nesse sentido, os millennials são considerados inquietos e, inicialmente, pouco fiéis às marcas. São mais preocupados com sustentabilidade. E não estão nada dispostos a pagar por produtos e serviços que podem encontrar gratuitamente online.

Enquanto consumidores, são menos previsíveis do que as gerações anteriores. Os itens que mais consomem relacionam-se à moda e à tecnologia, com destaque para os smartphones.

Os mais novos estão preocupados, também, com as causas sociais e o meio ambiente. Essa postura vem desde as pessoas que nasceram imediatamente antes dos millenials, e ficará mais evidente quando a geração Y chegar à maturidade. Eles exigem mais, escolhem melhor e estão preocupados com o consumo consciente. Vale salientar que ambas as gerações não são muito influenciadas pelas propagandas.

Ainda que crianças e adolescentes não estejam inseridos no mercado de consumo massivo, são fortes influenciadores dos pais na hora da compra. São, ainda, os responsáveis por pesquisar na internet o que desejam, além de marcarem presença no momento de compra nas lojas físicas.

comportamento do consumidor geração y

A avaliação da experiência de consumo

A experiência vem em primeiro lugar. Portanto, para uma marca se dar bem na avaliação da experiência pela geração Y, é preciso ser transparente.

Além disso, tais pessoas gostam de interagir com as marcas. Isso transmite confiança e proximidade. Se a empresa souber se comunicar com esse grupo, entregando conteúdo e sendo acessível, terá um lugar especial em sua preferência.

Para que sintam o vínculo no futuro, é preciso que as marcas cuidem de suas imagens desde já. O diálogo deve ser estabelecido diretamente com esse público agora, com verdade e transparência. Assim, daqui a alguns anos, o relacionamento entre os millennials e a empresa será mais estreito.

Atualizar os estudos sobre as gerações é fundamental, pois cada uma delas se desenvolveu em um contexto diferente. Os millennials são mais críticos e exigentes — e isso, provavelmente, aumentará com os sucessores da geração Y.

Eles pedem entretenimento e sentem a necessidade de compartilhar suas experiências de compra. Por isso, é fundamental que as marcas estejam atentas ao comportamento do consumidor (muito mais do que no passado).

E você? O que tem feito para avaliar o comportamento dos consumidores? Está atento aos hábitos e comportamentos dos millennials? Deixe o seu comentário!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

Este post tem 3 comentários

Deixe uma resposta

Fechar Menu