Como a segmentação de público otimiza os resultados de marketing digital?

Como a segmentação de público otimiza os resultados de marketing digital?

Definir o público-alvo da sua empresa é fundamental para começar a desenvolver qualquer planejamento de marketing. Mas existe uma outra estratégia para melhorar, ainda mais, os resultados de seu negócio: a segmentação de público.

Nesse modelo é possível otimizar os resultados do seu planejamento de marketing digital, reduzindo seus investimentos e gerando melhores chances de fechar negócios.

Neste post, nós vamos explicar o que é a segmentação de público, como ela é importante para sua empresa e os benefícios que ela pode trazer. Acompanhe!

O que é a segmentação de público

Como já dito, é fundamental definir o público-alvo da sua empresa para que você e sua equipe consigam desenvolver estratégias que tenham resultados. Conhecer quais os tipos de consumidores da sua marca é imprescindível para definir quais as ações alcançarão seus objetivos.

A segmentação de público é ir um passo adiante nesse processo. Ao fazê-la, você consegue dividir seus clientes em potencial de acordo com o interesse deles por determinado produto ou serviço oferecido pela sua empresa. É como se fossem micropúblicos dentro do seu público-alvo.

Esses micropúblicos podem ser divididos por:

  • características;
  • necessidades;
  • preferências;
  • comportamentos;
  • hábitos de consumo.

Principais benefícios da segmentação de público

Segmentar seu público pode trazer inúmeros benefícios para sua estratégia de negócio. Alguns deles são:

Definição de estratégias mais eficientes

“Atirar para todos os lados” já não é, há muito tempo, uma estratégia eficiente. Ao criar campanhas de marketing genéricas você gasta tempo e recurso com pessoas que não se interessam ou precisam do seu produto ou serviço, não tendo, assim, o retorno esperado.

Pessoas diferentes requerem estratégias diferentes. Ao segmentar seu público, você define com quem e como você vai se comunicar, qual a linguagem será usada, quais os canais utilizados, entre outros.

Ao criar uma campanha de determinado produto ou serviço, você cria ações e conteúdos específicos para cada micropúblico, agregando mais valor a sua oferta e criando um vínculo entre empresa e cliente.

Aumento da taxa de conversão

Ao oferecer soluções cada vez mais personalizadas para cada segmento, você cria um vínculo com seu potencial cliente, que pode ser fundamental no momento de decisão de compra.

Além disso, ao oferecer conteúdos relevantes, você educa o cliente sobre seu serviço ou produto, gerando leads muito mais qualificados para o setor de vendas. Assim, ele precisará de muito menos esforços para concluir a negociação, aumentando as taxas de conversão da sua empresa.

Economia de recursos

Todos os benefícios citados acima irão, consequentemente, resultar em economia de recursos.

Ao criar estratégias de marketing com o foco de atuação bem definido, a empresa tende a investir menos em divulgação, pois aplicará os recursos apenas nas ações que de fato surtirão efeito para aquele determinado público.

Um exemplo disso é a propagação de campanhas pelo Facebook Ads, por exemplo. Ao saber pra qual perfil de consumidor direcionar seu anúncio, você alcança resultados melhores. Além disso, ao encaminhar consumidores preparadores para o time de vendas, você converte mais, gastando menos.

Como aplicar a segmentação de público

Nada de se basear em achismos na hora de desenvolver a segmentação de público. Como tudo no marketing, todas as decisões são baseadas em dados, pesquisas e muita observação.

Para que você não erre na hora de pôr em prática essa estratégia, confira algumas dicas que vão ajudar a implementar a segmentação com sucesso:

Realize pesquisa de mercado

O primeiro passo é definir quem é seu público-alvo. E a melhor maneira de conseguir desenvolver um perfil completo é utilizando a boa e velha pesquisa de mercado.

Por meio dela, é possível coletar dados importantes como:

  • perfil socioeconômico;
  • localização;
  • idade;
  • fatores culturais;
  • ocupação.

Procure aprender sobre as necessidades do seu público, visto que quanto mais você souber sobre eles, mais preparado você estará para tomar decisões.

Crie Personas

Agora que você já possui informações valiosas sobre seu público-alvo, é hora de criar suas personas, ou seja, personagens semifictícios que representem fielmente seus micropúblicos alvo.

Suponhamos sua empresa ofereça serviços de marketing para pequenas e médias empresas. Empresas de pequeno e médio porte são seu público-alvo. Criar uma persona para cada uma delas é a melhor maneira de segmentá-los.

Uma persona é a representação do que seria seu cliente ideal. Ela é desenvolvida com base nos dados coletados pela sua pesquisa, e deve ter nome, idade, escolaridade ocupação e características pessoais, tudo bem definido.

Ao imaginar uma pessoa específica, e não uma classe inteira, como gerentes de marketing de pequenas e médias empresas, por exemplo, você consegue produzir conteúdos muito mais atrativos, relevantes e funcionais.

Crie estratégias específicas para cada segmento

Apesar de já ter sido mencionada em tópicos anteriores, mais uma vez voltamos a bater na tecla da criação de estratégias de marketing digital específicas para segmento de público. Afinal, são elas os meios para atingir os resultados esperados pela sua empresa. Para tal:

Crie conteúdo personalizado

Ofereça informações que sejam interessantes para cada persona. Um conteúdo especialmente desenvolvido para aquele segmento dificilmente passará despercebido.

Divulgue suas campanhas em canais específicos

Procure sempre divulgar seu conteúdo onde aquele determinado segmento está. Saiba quais os canais de comunicação mais utilizados por cada um deles para obter mais sucesso.

Mapeie o comportamento do seu público

Monitore o  comportamento do visitante no seu site e utilize os dados coletados para saber por quais assuntos ele mais se interessa. Ao saber como o consumidor interage com seu conteúdo, você pode perceber padrões que ajudarão você na hora de desenvolver conteúdos e estratégias mais eficazes.

Uma outra tática para monitorar sua audiência e saber suas preferências e com a realização de testes, como o A/B por exemplo. Uma pequena mudança pode ser determinante para a aceitação do conteúdo por um segmento.

Outra dica é incentivar seus visitantes a classificarem seus interesses, o que pode fazer toda a diferença. Desse modo, sugira a inscrição em newsletters e preenchimentos de formulários em landing pages, por exemplo.

O trabalho para conseguir otimizar os resultados do marketing pela segmentação de público é árduo. Porém, o conhecimento gerado no processo tornará sua empresa uma referência no mercado de atuação.

Além disso, é uma estratégia que traz benefícios valiosos para seu negócio. Afinal, com a segmentação, você aplica seus recursos em ações mais efetivas, gera leads mais qualificados e, consequentemente, mais negócios.

Para saber mais sobre as principais tendências de marketing digital e como aplicá-las ao seu negócio, participe no nosso Workshop Gratuito – Os 4 Passos para planejar seu marketing em 2020! Vamos juntos!

Segmentação de Público

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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