Como otimizar o processo de conversão de leads em vendas?

Como otimizar o processo de conversão de leads em vendas?

No mercado atual, nenhuma empresa está imune à competitividade acirrada. O desafio, portanto, é aumentar a conversão de leads, ou seja, a taxa de negócios fechados ante ao número de oportunidades geradas.

Se você deseja otimizar o processo de conversão do seu negócio, não deixe de ler o conteúdo até o final! No post, você entenderá um pouco mais sobre o tema e terá acesso a dicas valiosas para melhorar os resultados comerciais da sua empresa. Preparado? Boa leitura!

O que é conversão de leads?

Para os gestores, um número em especial diz muito sobre a qualidade da operação e as perspectivas de crescimento do negócio: o faturamento. E não poderia ser diferente: quanto maior e mais constante é a recorrência de novos contratos, mais robusta e sustentável se torna a empresa.

Nesse contexto, a conversão de leads desempenha um papel fundamental. Conceitualmente, a expressão está ligada ao funil de vendas — uma metodologia bastante utilizada na área comercial das organizações — e descreve a etapa de “vitória”, quando uma oportunidade comercial é finalmente convertida em um novo cliente.

conversão de leadsPara chegar a esse estágio, contudo, é preciso percorrer as demais fases do funil. O topo diz respeito ao esforço para atrair novos clientes, valendo-se de estratégias consistentes e que tenham a ver com o perfil do público-alvo.

Ao meio, compete a tarefa de criar um relacionamento empático, preocupando-se com a nutrição do lead — e, para isso, é preciso muni-lo de informações úteis ao problema que está enfrentando, indicando que aquilo que você oferece é o que pode ajudá-lo.

O fundo do funil é o momento da comemoração: após a apresentação, o convencimento e a proposta, espera-se chegar ao “sim”. Contrato assinado e venda efetivada são as características primordiais da conversão.

Qual é a importância da qualificação para a conversão de leads?

Agora que você já conhece as etapas que compõem o funil de vendas, certamente entendeu que o sucesso da conversão depende de uma série de ações prévias. Uma delas é a qualificação de leads. Ainda no topo do funil, é imprescindível que você reúna dados acerca da sua oportunidade comercial, certificando-se de que ela corresponde aos critérios do seu público-alvo.

Assegure-se de não cair no desespero de vender sem olhar a quem: é muito provável que um cliente que não é aderente ao seu produto fique insatisfeito.

Diante disso, a importância da qualificação de leads — ou seja, da confirmação do perfil potencial de compra do possível cliente — é inegável. Afinal, essa etapa permite que você invista seu tempo (e seu dinheiro) na oportunidade certa, minimizando os riscos de transtornos e até mesmo de prejuízos posteriores.

Como é possível otimizar o processo de conversão de leads?

Alinhe cada etapa do funil de vendas

Como já mencionamos, o funil de vendas é uma ferramenta bastante útil. Para extrair dela o máximo potencial, porém, é necessário que as etapas — e as táticas correspondentes a cada fase — estejam bem definidas e claras.

Ofereça conteúdo relevante e de qualidade

O meio de funil requer a criação e a nutrição de um relacionamento com a oportunidade comercial. Por isso, certifique-se de oferecer conteúdo relevante e de qualidade, cercando o prospect de informações pertinentes ao negócio. De preferência, conduza-o sempre à certeza de que você é a melhor solução para o problema que ele enfrenta.

Monitore os resultados

O acompanhamento de resultados é determinante para o sucesso de uma estratégia de vendas. A análise das taxas do funil (do topo ao fundo) é imprescindível para garantir a performance da equipe e o bom desempenho da operação. A taxa de conversão é apenas uma das métricas-chave — e você jamais deve ignorar as etapas precedentes.

conversão de leads

Aumente os pontos de contato do lead com a empresa

Talvez um dos segredos da conversão de leads seja justamente este: aumentar os pontos de contato do prospect com a sua empresa. Utilize a metodologia do funil de vendas para estabelecer uma relação de proximidade com a oportunidade, garantindo que ela se lembre de você quanto finalmente tomar a decisão de compra.

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Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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