O inbound Marketing ou “novo marketing” como também é conhecido, é um tema que está definitivamente em alta.

Mas afinal:

O que é inbound marketing e como ele pode ajudar a minha empresa a fugir da crise?

Primeiro vamos ao conceito de inbound marketing:

É uma forma de publicidade on-line onde uma empresa se promove através dos seguintes meios digitais e estratégias:

  • Blogs
  • Podcasts
  • Vídeos
  • eBooks
  • Newsletters
  • Whitepapers
  • SEO e outras formas de marketing de conteúdo.

O inbound marketing se diferencia dos métodos tradicionais para conseguir atrair a atenção de potenciais clientes. No marketing tradicional, a empresa vai a caça de clientes de modo que no inblound marketing, o efeito se dá exatamente ao contrário: o cliente é atraído pela empresa através da publicação de conteúdos úteis e relevantes.

É um estilo de marketing que consiste em focar em melhorar seu negócio e não correr atrás de clientes. É comum dizer no mercado que o Inbound Marketing não compra a atenção dos clientes, pois a empresa gera conteúdo altamente relevante para o consumidor que por sua vez procura tal conteúdo e acaba por encontrar a empresa.

O conteúdo é REI!

Uma estratégia de Inbound Marketing tem as seguintes fases:

  1. Atrair tráfego – O ponto de partida de uma estratégia de sucesso de Inbound Marketing é gerar tráfego para o seu website. Utilizando de técnicas de search engine optimization (SEO), email marketing, links patrocinados, marketing de conteúdo e redes sociais, é possível expandir seu alcance dentro do público-alvo, atraindo ele para o conteúdo de qualidade produzido especialmente para impacta-lo.
  2. Converter visitantes em leads
  3. Converter leads em vendas
  4. Transformar clientes em clientes fidelizados e aumentar suas margens
  5. Analisar para melhoria contínua.

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E de que forma essa estratégia pode te ajudar a fugir da crise?

Como sempre costumamos dizer aos nossos clientes: “Sua empresa deve ser famosa para sua audiência”. E é exatamente isso que a estratégia de inbound marketing proporciona: A construção de autoridade de mercado para o seu público alvo.

Atualmente, os usuários de internet não estão comprando mais de quem eles não conhecem ou de quem eles não tem nenhum relacionamento. As pessoas buscam cada vez mais informações acerca das empresas que elas pretendem negociar. Elas querem se sentir parte dos processos. Querem se relacionar. Querem que as empresas resolvam seus problemas.

O papel do inbound marketing é justamente transformar sua empresa na principal fonte de informação dentro do seu mercado. Isso certamente vai fazer a diferença.

Já falamos da construção de relacionamentos como base de uma boa estratégia de vendas nesse artigo.

Algumas empresas que adotaram essa estratégia já conseguem colher excelentes resultados. A Conexão Agência Digital, por exemplo,  cresceu 67% de só no segundo semestre de 2015 quando adotou o inbound marketing.

Hoje oferecemos essa solução aos nossos clientes que já começaram a colher os primeiros resultados também.

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Gutemberg Fernandes
Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

Conexão Agência Digital

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