Entenda como medir a performance da sua marca corretamente

Entenda como medir a performance da sua marca corretamente

Como medir a performance da sua marca

Toda marca precisa ter um posicionamento eficaz nos canais em que atua. As suas campanhas devem ser desenvolvidas a partir de informações confiáveis que refletem a realidade da sua empresa. Esse termômetro é essencial para atuar de forma estratégica em seu mercado, antecipar tendências vantajosas e aproveitar oportunidades que surgem todos os dias.

Uma das principais vantagens do meio digital é a possibilidade de mensurar seus resultados com alta precisão em tempo real. Você não precisa esperar até o final da sua campanha para acessar estimativas imprecisas. É possível ver exatamente quem está sendo impactado pelas suas estratégias, podendo realizar ajustes quando julgar necessário.

Conheça a seguir todos os pontos que devem ser considerados ao medir a performance da marca corretamente!

Métricas escolhidas

A partir dos seus objetivos, você precisa eleger quais são os seus KPIs (Key Performance Indicator, ou, em português, Indicadores-Chave de Desempenho). Esses são os números que refletem com fidelidade se a sua marca está perto ou longe de onde gostaria de chegar. Por exemplo, se você quer vender mais, um dos seus KPIs tem que ser o de produtos vendidos no período.

Eficácia dos canais

Quais canais de marketing da sua campanha estão conseguindo trazer melhores resultados para você? Veja quantos conseguem direcionar mais público para as suas ofertas e geram mais engajamento às suas comunicações. Acompanhe esse aspecto das suas campanhas para garantir sempre bons retornos em suas iniciativas. A partir desses números, você pode tomar decisões mais acertadas com essas ferramentas.

Retornos em conversão

Qual é o seu objetivo com a estratégia da sua marca? Seja qual for, você precisa monitorar as métricas associadas a ele. A taxa de conversão é um indicador bastante valioso porque mostra a proporção de pessoas que viraram clientes em relação ao total de gente impactada pelas suas campanhas. Se esse índice estiver baixo, significa que a performance da marca está ineficiente e precisa ser revista.

Engajamento digital

Por meio das possibilidades das plataformas digitais, existem diversas formas para impactar o seu público e ter um contato positivo com ele. Para acompanhar a performance da marca nesse contexto, você tem que observar seu engajamento digital. Confira a quantidade de interações que a sua empresa recebe, que tipo de conteúdo costuma estimular mais contato e quais informações estratégicas você consegue obter a partir desse engajamento.

Percepção externa

Medir a performance da marca também envolve captar opiniões do seu público de forma mais direta. Não dispense a realização de pesquisas junto a essas pessoas para colher feedbacks a respeito dos seus produtos e serviços, já que essas informações são extremamente valiosas para diversas áreas da sua empresa. Isso precisa ser feito com boa periodicidade, então, planeje-se adequadamente.

Analisar a performance da marca deve ser um esforço contínuo, já que você precisa estar sempre por dentro da eficácia das suas iniciativas. Ao perceber que os números não estão como deveriam, você tem que agir dentro do timing para conseguir reverter esses resultados. Evite trabalhar no escuro e implemente as estratégias necessárias para acompanhar seus indicadores de sucesso.

Obtenha ajuda para estruturar as estratégias adequadas para atingir os objetivos da sua marca. Entre em contato conosco e descubra todas as possibilidades!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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