Como criar um site otimizado para a conversão?

Como criar um site otimizado para a conversão?

Com a força que a internet ganhou nos últimos anos, as empresas perceberam a necessidade de estar presente na web. Mas muitas delas se jogaram no mundo online sem conhecê-lo, com sites que não agregam valor algum ao negócio, pois não é um site otimizado para a conversão.

Só que — ainda bem! — o marketing digital evoluiu. E isso fez com que as empresas repensassem a sua presença online de maneira estratégica. Assim, elas perceberam a importância de ter um site otimizado para a conversão, ou seja, que gere resultados efetivos.

Seja uma loja física, seja uma empresa B2B, seja um e-commerce — não importa o tipo ou o porte do negócio, um site sempre deve ter um objetivo estratégico, que conduza o visitante a realizar o que a empresa deseja.

Então, nesse post, vamos ver quais atitudes você deve tomar para criar páginas que convertem no seu site.

Acompanhe as 6 dicas para criar um site otimizado para a conversão

Pensar na experiência do usuário

A experiência do visitante é sempre a prioridade quando o objetivo é aumentar as conversões. Afinal, é a ele que você deve satisfazer com seu conteúdo, layout e navegação. Assim, ele se sente seguro, informado e à vontade para executar o que quer no site — e, assim, gerar resultados para você.

Otimizar para o mobile

O celular está sempre ao alcance das mãos do consumidor, por isso é cada vez mais usado para pesquisar na internet e fazer compras online. Por isso, suas páginas devem ser responsivas para que o visitante mobile possa navegar, ler, comprar, clicar e interagir com o site sem qualquer dificuldade.

Inserir CTAs

Calls to Action indicam ao usuário o que ele deve fazer, de acordo com o objetivo do negócio. Por exemplo, se a empresa quer gerar leads, ela precisa direcionar o visitante a preencher um formulário. Para isso, a página deve ter botões destacados, com chamadas objetivas, como “Ganhe acesso gratuito” ou “Cadastre-se agora”.

Caprichar na descrição de produtos e serviços

Um usuário bem informado se sente mais seguro para concluir uma ação no site, como comprar ou cadastrar seu e-mail. Por isso, nas páginas de produto/serviço, você deve oferecer descrições completas e detalhadas e imagens que valorizem sua oferta. Assim, elas exercem um papel determinante na decisão de compra.

Oferecer canais de atendimento

Outra atitude para deixar seu visitante mais informado e seguro é ter diversos canais de atendimento. Dê opções — formulário, chat, telefone, redes sociais — para o visitante escolher o que ele prefere usar para tirar suas dúvidas. Uma dificuldade resolvida na hora certa, com um bom atendimento, pode influenciar uma decisão e evitar uma desistência.

Usar testes A/B

Testes A/B são usados para avaliar quais escolhas no site geram mais conversões. Por exemplo, você pode testar qual o melhor CTA para o usuário preencher um formulário. Então, criam-se duas versões de uma página, cada uma com um CTA diferente, e o restante do site igual. A que gerar mais cadastros será a “vencedora”.

Os testes A/B são uma das principais ferramentas do CRO (Conversion Rate Optimization). Com essa abordagem, as mudanças nas páginas, sempre orientadas para a conversão, deixam de ser feitas com base em “achismos”, pois pesquisas e testes com o seu público fundamentam as decisões. São as respostas dos visitantes do seu site que dizem quais escolhas trazem mais resultados para o seu negócio.

Criar um bom site otimizado para a conversão audiência onlineAgora que você sabe como criar um site otimizado para a conversão, é importante também saber como atrair visitantes para as suas páginas. Então, aprenda agora como aumentar sua audiência em 5 passos!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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